Economia do lar

Como abrir coco seco e tirar a sua casca com utensílios caseiros

Para abrir coco seco e remover a casca com facilidade, você deve primeiro tirar a água do fruto, colocá-lo para assar (para que a casca rache) e, então, usar uma faca para descascar
Para abrir coco seco e remover a casca com facilidade, você deve primeiro tirar a água do fruto, colocá-lo para assar (para que a casca rache) e, então, usar uma faca para descascar

Para preparar receitas com coco seco (como mousses, chips e cocadas), você vai precisar descascar e extrair a carne do fruto seguindo alguns truques. Mas você sabia que essa tarefa é mais simples do que parece? O coco seco, para quem não sabe, é a versão do fruto de casca marrom, que é ótima para o preparo de sobremesas. Para que você se anime a usar esse alimento no dia a dia, nós separamos dicas de como abrir coco seco e tirar sua casca usando apenas utensílios caseiros. Confira!

Fure o coco com um saca-rolhas ou faca para tirar a água

O primeiro passo para abrir coco seco é tirar toda a água presente no fruto. Para isso, existe um truque bem simples: procure 3 furinhos (que ficam geralmente localizados na parte superior do coco) e, então, use um saca-rolhas ou uma faca para aumentar a abertura. Depois, despeje toda a água em uma garrafa ou copo - além de saborosa, a água de coco também é nutritiva e pode ser usada no preparo de sucos, vitaminas e diferentes bebidas refrescantes.

Coloque o coco para assar no forno a 200ºC

Agora que você já tirou toda a água do coco, chegou a hora de remover a casca tomando os devidos cuidados. Para isso, você deve remover o excesso de fiapos presentes no coco usando uma tesoura ou faca (assim, fica mais fácil remover a casca posteriormente) e, então, colocar o fruto para assar no forno preaquecido a 200°C por cerca de 25 minutos. Assim, a casca do coco fica rachada e levemente solta da polpa. Com um martelo de cozinha, você pode dar leves batidinhas para terminar de rachar - o que ajuda muito na hora de retirar a polpa.

Obs.: Em vez de colocar o coco para assar, você também pode queimá-lo no fogo por cerca de 10 minutos (até que a casca comece a estalar). No entanto, colocar o fruto no forno acaba sendo uma opção mais segura e prática.

Use uma faca sem ponta para separar a polpa da casca

Depois de assar o coco, deixe-o em cima da pia e espere esfriar. Após uns minutos, você deve partir para a próxima etapa: com uma faca sem ponta, vá puxando a casca do fruto até que ela solte completamente da polpa. Como a casca estará rachada, essa tarefa se torna bem fácil - mesmo assim, você pode recorrer ao martelinho caso ainda haja algumas partes duras.

Transforme a casca do coco em adubo natural e faça receitas com a polpa

Em vez de descartar a casca do coco, que tal usá-la para fazer adubo natural? A técnica da compostagem, por exemplo, pode ser feita em casa e consiste em transformar restos orgânicos em matéria nutritiva para adubar hortas e vasos de plantas. Essa é uma ótima dica para quem quer ser mais sustentável no dia a dia! A polpa do coco, em contrapartida, pode ser usada no preparo de doces como manjar, mousse, cocada e diferentes versões de bolos ou vitaminas. Fica uma delícia!

Matérias: Economia do lar

Ver mais