Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cada cor de detergente tem uma função! Entenda as diferenças
Meu Lar 26/05/2021

Cada cor de detergente tem uma função! Entenda as diferenças

Embora seja mais usado para lavar louça, o detergente é um produto bem versátil e eficiente (com alto potencial desengordurante) que pode ser utilizado em outras superfícies da casa. Você já pensou em tirar uma mancha da roupa usando esse produto, por exemplo? A melhor parte é que existem versões de detergente de diferentes cores e aromas (de coco, limão, maçã etc.), que ajudam a tirar cheiros fortes de determinados materiais, por exemplo. Para te auxiliar a escolher o produto certo para cada tarefa, nós preparamos uma matéria falando sobre para que serve cada cor de detergente. Confira!

Detergentes de cozinha têm pH neutro

Antes de tudo, é importante destacar que os detergentes usados para lavar louça são, em sua maioria, biodegradáveis. Ou seja, são facilmente decompostos por microrganismos que vivem na natureza, causando um menor impacto no meio ambiente após o uso. Por isso, inclusive, recorrer a esse tipo de produto durante a faxina da casa pode ser uma ótima escolha.

No entanto, vale destacar que os detergentes podem variar de acordo com o pH, podendo ser categorizados como neutros, ácidos ou alcalinos. Os de cozinha, em especial, têm um pH médio próximo de 7. Ou seja, são neutros e dermatologicamente testados. Além disso, todos os detergentes de cozinha, independente da cor, têm uma composição química bem semelhante – contêm tensoativo aniônico, substâncias sequestrantes, conservante, alcalinizante, coadjuvante, espessante, corante, fragrância e água.

Na prática, cada cor de detergente se diferencia apenas pela fragrância e corante utilizados e, em alguns casos, pela quantidade de espessantes que possuem – ou seja, alguns são mais espessos que outros. Aqui, nós diferenciamos as principais vantagens de cada cor de detergente, levando em conta os produtos da Qualitá:

Detergente branco (coco)

De consistência mais espessa, o detergente branco se diferencia por ter um toque mais suave e de fácil manuseio. Além disso, ele é um grande aliado para a lavagem de roupas brancas, pois não corre o risco de causar manchas no tecido.

Detergente transparente clear

Assim como o detergente de coco, o transparente clear tem um toque bem suave, tem alto poder desengordurante e pode ser usado na lavagem de roupas e diferentes superfícies.

Detergente amarelo (neutro)

Esse tipo de detergente também tem um toque suave, não deixa manchas e é muito indicado para diversos usos: lavagem de louça, de pisos, paredes, roupas e estofados.

Detergente vermelho (maçã)

Por ter um aroma mais forte, o detergente vermelho (de maçã) costuma ser indicado para tirar cheiros de peixe, alho, cebola e outros temperos que ficam impregnados nos utensílios.

Detergente verde (limão)

Assim como o detergente vermelho, o verde (de limão) consegue dar um toque perfumado aos utensílios lavados. Por isso, também é ótimo para tirar cheiros fortes das superfícies – desde louças até pisos, vidros e estofados.

Obs.: Todos os detergentes de cozinha, independente da cor, têm forte potencial desengordurante e podem ser usados na lavagem de diferentes superfícies – desde pisos até rejuntes, eletrodomésticos, estofados e móveis. Eles devem ser preferencialmente diluídos em água (ou usados em soluções com outros produtos) e aplicados com uma esponja ou pano na superfície. Vale ter certo cuidado, no entanto, para não usar um detergente colorido (vermelho ou verde, por exemplo) em roupas ou estofados muito claros para, assim, evitar possíveis manchas.