Alimentação

Bolo de frutas cristalizadas: veja como fazer essa sobremesa de fim de ano simples

  
 
 
       
  Aprenda a fazer um bolo de frutas cristalizadas bem fofinho e saboroso.
Aprenda a fazer um bolo de frutas cristalizadas bem fofinho e saboroso.

Nada melhor do que um bolo de frutas cristalizadas para deixar o café da manhã, o lanche ou a sobremesa com a cara do fim de ano! Acompanhada por um cafezinho fresco, uma fatia de bolo de frutas é uma verdadeira experiência aos sentidos: a textura das frutas cristalizadas aguça o paladar, as cores enchem os olhos, o aroma é inconfundível e remete ao Natal. Isso sem falar no sabor, que vai agradar à família toda! Continue lendo e descubra como fazer essa sobremesa de fim de ano simples, porém muito especial.

Receita de bolo de frutas cristalizadas não tem mistério: anote os ingredientes

A base do bolo com frutas cristalizadas é a mesma de um bolo simples. Apesar de lembrar bastante um panetone, por conta da presença das frutas, é importante destacar que o bolo de natal com frutas cristalizadas fica bem fofo. Vamos aos ingredientes:

  • 4 Ovos vermelhos Qualitá
  • 2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Tradicional Qualitá
  • 1 xícara (chá) de Manteiga sem Sal Qualitá
  • 1 xícara (chá) de Açúcar Refinado Qualitá
  • 1 lata de Creme de leite Qualitá
  • 1 colher (sopa) de Fermento químico em pó Qualitá
  • 1 pitada de Sal refinado Qualitá
  • 1 xícara (chá) de Frutas cristalizadas Qualitá

Comece a preparar o bolo de frutas cristalizadas juntando açúcar, manteiga, ovos e creme de leite

O primeiro passo para preparar o bolo de natal com frutas cristalizadas é quebrar todos os ovos, um de cada vez, em um recipiente separado, para ver se todos estão bons. Reserve. Bata, à mão ou na batedeira, a manteiga sem sal em temperatura ambiente e o açúcar, até que juntos virem um creme. Vá adicionando os ovos, um de cada vez, enquanto segue batendo. Em seguida, coloque o creme de leite sem parar de mexer.

Peneire os ingredientes secos para ter um bolo de frutas perfeito

Não deixe que bolinhas de farinha comprometam sua receita! Passe tanto a farinha de trigo quanto o fermento e o sal por uma peneira fina antes de incorporá-los ao creme criado na etapa anterior. Vá colocando os ingredientes secos aos poucos na mistura, utilizando uma espátula para misturá-los gentilmente.

Frutas cristalizadas: o ingrediente principal é adicionado por último

Chegou a hora de levar as frutas cristalizadas à massa! As Frutas Cristalizadas Qualitá já vem prontinhas para usar: basta abrir a embalagem e aproveitar. A dica é continuar misturando com a mão bem leve, até que todos os cubinhos estejam envolvidos. Mamão verde, mamão vermelho e laranja da terra são as frutas que têm parte dos seus líquidos substituídos por açúcar no processo de cristalização. Você pode enriquecer ainda mais o bolo de Natal adicionando Uva passa clara sem semente ou Uva passa escura sem semente Qualitá.

Bolo de frutas cristalizadas fofinho de liquidificador: o que muda nessa forma de preparo

Não tem batedeira e quer agilizar o preparo do bolo? Utilize um liquidificador para misturar os ingredientes! Você vai seguir praticamente o mesmo processo, colocando os ingredientes na mesma ordem dentro do copo: manteiga, açúcar, ovos, creme de leite. Não é preciso bater a manteiga e o açúcar em creme: basta colocar tudo no liquidificador. A única diferença é na hora de inserir as farinhas, que você deve misturar à mão, assim como as frutas cristalizadas.

Asse o bolo de natal com frutas cristalizadas por cerca de 40 minutos: prepare cobertura enquanto espera

Unte uma fôrma com furo central com manteiga e farinha e despeje a massa do bolo. Outra opção é utilizar uma fôrma de bolo inglês untada e forrada com papel manteiga. Pré-aqueça o forno a 180ºC e deixe que asse por 40 minutos. Enquanto isso, prepare uma cobertura que vai deixar o bolo de fruta cristalizada ainda mais bonito. São necessários apenas dois ingredientes: 1 xícara (chá) de Açúcar cristal Qualitá e 60 ml de água. Tudo o que você precisa fazer é misturar os ingredientes, dissolvendo o açúcar por completo, e jogar em cima do bolo de frutas desenformado.

Matérias: Alimentação

Ver mais