Economia do lar

Como untar forma de 5 maneiras diferentes

O mais comum é  untar forma  com farinha de trigo e manteiga, mas é possível substituir esses dois por óleo de cozinha e açúcar
O mais comum é untar forma com farinha de trigo e manteiga, mas é possível substituir esses dois por óleo de cozinha e açúcar

Na hora de fazer bolo irresistível como de vó, saber como untar forma é uma etapa bem importante para garantir a estrutura da receita. Apesar de o sabor ser o principal item na culinária, a decoração é algo crucial na confeitaria. Quando levado ao forno sem untar a forma, o bolo pode grudar na assadeira e se desfazer na hora de deixar do utensílio. Não queremos isso, não é mesmo? Então, veja agora como untar forma de bolo de 5 maneiras diferentes para garantir a qualidade da sobremesa!

Como untar forma: escolha entre manteiga, óleo e spray de cozinha para banhar assadeira

Para garantir que o bolo não vai grudar na forma durante o cozimento do bolo, é preciso acrescentar um pouco de gordura ao utensílio para facilitar na hora de desenformar. Você pode escolher entre manteiga, óleo e spray de cozinha para besuntar a assadeira.

Se escolher untar forma com o spray de cozinha, apenas espirre o produto em toda a superfície para garantir uma boa distribuição. Para espalhar o óleo de cozinha, você deve usar um papel toalha ou pincel para facilitar o processo. Se você optar pela manteiga, espalhe com papel toalha ou pincel, mas também pode utilizar as mãos. Lembre-se apenas de alcançar toda a superfície da assadeira!

Untar forma com farinha de trigo é o método mais conhecido para desenformar bolo com facilidade

Podemos chamar esse método de clássico dos clássicos para untar forma de bolo! Bem conhecido e simples de realizar, basta adicionar uma porção de farinha de trigo à assadeira após cobri-la com manteiga. Não precisa usar as mãos nessa etapa, basta movimentar o utensílio a fim de espalhar igualmente todos os grãos pela superfície. Descarte o excesso de farinha ou misture na massa do bolo para evitar desperdício. Assim, vai ser mais fácil desenformar bolo sem quebrar!

Aveia substitui farinha de trigo e é opção de como untar forma de bolo para preparo mais light

Alguns bolos não levam farinha de trigo, então não faz sentido untar forma com um ingrediente que não faz parte da receita, né? Porém, untar forma é um dos cuidados que você deve ter ao preparar um bolo. Nesses casos, você pode usar aveia em flocos finos (ou farinha de aveia) no lugar da farinha branca para finalizar o processo e garantir que o doce vai ser bem desenformado depois. Sem contar que essa opção torna o preparo mais light, perfeito para quem está de dieta e ainda quer aproveitar o bolo!

Untar forma com açúcar é indicado para quem gosta de casca caramelizada

Ao ser usada para untar forma, a farinha de trigo pode criar uma casca rígida e esbranquiçada em torno do bolo. Se quiser mudar isso, você pode substituí-la por um dos tipos de açúcar, preferencialmente o refinado! Basta espalhar igualmente o ingrediente pela assadeira. Quando estiver no forno, o açúcar vai derreter e formar uma casquinha caramelizada no doce. Um toque a mais para a receita!

Cobrir assadeira com cacau em pó é boa dica de como untar forma para bolos de chocolate

Se você está preparando um bolo de chocolate, que tal trocar a farinha de trigo pelo cacau em pó? Isso vai prevenir o aspecto esbranquiçado que outros tipos de farinha, principalmente a branca, deixam e vai ajudar a reforçar o sabor do ingrediente na superfície do doce. Incrível, né?

Papel manteiga e forma de silicone são alternativas para quem quer preparo sem sujeira

Tem dica para quem quer evitar sujeira na cozinha também! Você pode usar papel manteiga para cobrir a assadeira ou mesmo trocar o utensílio de alumínio por uma forma de silicone. Certamente essas opções vão agilizar o processo de preparo do bolo e diminuir a sujeira. Bom trabalho!

Matérias: Economia do lar

Ver mais