Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Biscoito amanteigado não é tudo igual: conheça 6 sabores diferentes
Guia Culinário 22/11/2021

Biscoito amanteigado não é tudo igual: conheça 6 sabores diferentes

Seja para comer de aperitivo, lanche, sobremesa ou incrementar a merenda das crianças… O biscoito amanteigado é uma ótima opção de doce rápido, prático e delicioso! E você sabia que tem como fazer diferentes versões desse tipo de biscoito? É possível usar goiabada, leite condensado e até ganache de chocolate para incrementar o doce. Aqui, nós ensinamos a preparar 6 receitas de biscoito amanteigado simples, com goiabada e outras que ficam de dar água na boca. Confira já e mãos à massa!

1. Biscoito amanteigado simples

Para começar, que tal fazer uma receita de biscoito amanteigado simples, usando poucos ingredientes? Apenas com farinha, açúcar e manteiga é possível preparar uma versão deliciosa desse lanche. Mas, se você quiser dar uma incrementada, uma boa sugestão é usar um pouco de extrato de baunilha.

Você vai precisar de: 1 xícara de farinha de trigo Qualitá, 100 g de manteiga sem sal Qualitá, ¼ xícara de açúcar Qualitá, ½ colher de chá de extrato de baunilha (opcional).

Em um recipiente grande, coloque a farinha de trigo, a manteiga e o açúcar. Misture tudo com as mãos, até os ingredientes ficarem bem misturados, formando uma massa homogênea. No final, se desejar, adicione o extrato de baunilha e misture mais um pouco.

Separe a massa em duas partes iguais e posicione uma delas em cima de uma tábua de madeira. Com as mãos, faça um rolinho com a massa. Em seguida, use uma faca para fazer cortes de 1 cm e, assim, montar biscoitos redondos.

Transfira os biscoitos cortados para uma assadeira untada com manteiga e farinha. Em seguida, leve para o forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos. Quando os biscoitos estiverem bem assados, é só tirar e prontinho!

2. Biscoito amanteigado com goiabada

A combinação de biscoito amanteigado com goiabada fica deliciosa, né? Aqui, uma boa dica é fazer um pequeno sanduíche usando dois biscoitos e um recheio de goiabada derretida, que fica dos deuses!

Você vai precisar de: 2 xícaras de farinha de trigo Qualitá, 5 colheres de sopa de manteiga sem sal Qualitá amolecida, 7 colheres de sopa de açúcar Qualitá, 1 goiabada Qualitá (300 g), 120 ml de água filtrada.

Em uma bacia, coloque a manteiga amolecida e o açúcar. Misture bastante com uma colher até ficar homogêneo. Em seguida, junte a farinha e misture tudo com as mãos. Sove um pouco a massa para que fique bem homogênea.

Apoie a massa em uma tábua de madeira, pegue pedacinhos iguais com as mãos e faça bolinhas. Em seguida, amasse cada bolinha com um garfo, para que o biscoito fique mais achatado e com marquinhas em cima.

Leve os biscoitos para assar no forno preaquecido a 200°C por cerca de 15 minutos. Quando eles estiverem bem assados, basta tirar e esperar esfriar.

Enquanto os biscoitos assam, pique a goiabada em cubos e a transfira para uma panela. Adicione a água e, então, deixe cozinhar no fogo médio/baixo até derreter.

Para finalizar, basta colocar um pouco da goiabada derretida em cima de um biscoito amanteigado e, então, colocar outro por cima. Assim, você faz um tipo de sanduíche bem saboroso.

3. Biscoito amanteigado com chocolate

Que tal incrementar os biscoitos amanteigados com chocolate derretido? Aqui, depois de assar a massa e esperar esfriar, a nossa dica é derreter o chocolate no micro-ondas para então tornar os biscoitos mais docinhos e saborosos.

Você vai precisar de: 1 ½ xícara de farinha de trigo Qualitá, 100 g de manteiga sem sal Qualitá amolecida, 2 gemas de ovos Qualitá, 7 colheres de sopa de açúcar Qualitá, ½ colher de chá de extrato de baunilha, 2 barras de chocolate meio amargo Qualitá (200 g no total).

Em um recipiente, coloque a manteiga amolecida, as gemas de ovos, o açúcar e o extrato de baunilha. Misture tudo com uma colher, até ficar homogêneo. Em seguida, adicione a farinha de trigo, misture e sove tudo com as mãos.

Separe a massa em duas partes e posicione uma delas em cima de uma tábua de madeira. Abra a massa com um rolo de cozinha até ela atingir uma espessura média de 3 mm. Em seguida, corte os biscoitos usando os moldes de sua preferência – você pode fazer formatos de estrelinha, coração e por aí vai.

Transfira os biscoitos para uma assadeira untada com manteiga e farinha. Leve para assar no forno preaquecido a 18°C por aproximadamente 18 minutos. Quando os biscoitos estiverem dourados embaixo, significa que estão prontos! Tire do forno e deixe esfriar

Em um bowl de vidro ou cerâmica, coloque o chocolate meio amargo picado. Leve para derreter no micro-ondas de 30 em 30 segundos. Quando o chocolate estiver bem derretido, molhe os biscoitos até a metade e os apoie em uma assadeira forrada com plástico filme.

Deixe o chocolate esfriar em temperatura ambiente e prontinho! O resultado são biscoitos amanteigados com chocolate que ficam de dar água na boca!

4. Biscoito amanteigado com granulado

Sabe aqueles biscoitos amanteigados com granulado que derretem na boca? Eles também são fáceis de preparar e são ótimos para acompanhar uma xícara de café no lanche da tarde.

Você vai precisar de: ½ xícara de açúcar Qualitá, 100 g de manteiga sem sal Qualitá amolecida, 1 colher de chá de extrato de baunilha, ½ caixinha de creme de leite Qualitá, 1 ½ xícara de amido de milho Qualitá, ½ xícara de farinha de trigo Qualitá, 1 colher de sobremesa de fermento em pó, granulados de chocolate Qualitá a gosto, saco confeiteiro.

Em um recipiente, coloque o açúcar, a manteiga amolecida, o extrato de baunilha, o creme de leite e misture bem com uma colher, até ficar homogêneo. Adicione o amido de milho, a farinha de trigo e o fermento em pó.

Misture bastante com as mãos, até a massa ficar bem sovada. Para finalizar, junte os granulados de chocolate a gosto e misture novamente. Transfira a massa para um saco de confeiteiro.

Unte uma assadeira com manteiga e farinha de trigo. Molde os biscoitos com o saco de confeiteiro – faça uma espécie de rosquinha, um círculo com um furo no meio. leve para assar no forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 15 minutos. Quando eles estiverem durinhos e bem assados é só tirar do forno.

5. Biscoito amanteigado de chocolate

Em vez de usar granulado ou apenas mergulhar o biscoito no chocolate derretido, que tal preparar uma massa com chocolate em pó. Essa versão de biscoito amanteigado também fica deliciosa e costuma fazer bastante sucesso com as crianças.

Você vai precisar de: 3 ½ xícaras de farinha de trigo Qualitá, 1 tablete de manteiga sem sal Qualitá (200 g) amolecida, 1 ¼ xícara de açúcar Qualitá, 7 colheres de sopa de chocolate em pó Qualitá.

Em um recipiente, coloque a farinha de trigo, a manteiga, o açúcar e o chocolate. Comece misturando com uma colher e, então, sove a massa com as mãos. Quando estiver bem homogêneo, faça bolinhas com as mãos e as achate com um garfo.

Transfira os biscoitos para uma assadeira untada com manteiga e farinha. Leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 18 minutos. Quando os biscoitos estiverem bem assados e durinhos é só tirar do forno.

6. Bolacha amanteigada com doce de leite

Outra combinação deliciosa é a da bolacha amanteigada com doce de leite. Essa mistura fica bem docinha e também funciona como uma excelente sobremesa. Você pode, inclusive, preparar essa receita de biscoito amanteigado para vender e fazer um dinheirinho extra todo mês.

Você vai precisar de: 1 tablete de manteiga sem sal Qualitá (200 g) amolecida, ½ xícara de açúcar Qualitá, 2 ½ xícaras de farinha de trigo Qualitá peneirada, 1 pote de doce de leite Qualitá.

Em um recipiente, coloque a manteiga, o açúcar e misture. Em seguida, junte a farinha de trigo e misture com as mãos até a massa ficar bem homogênea. Você precisará sovar por alguns minutos.

Quando a massa estiver bem lisa, deixe-a no formato de um disco e enrole-a em um pedaço de plástico filme. Deixe na geladeira por uns 20 minutos. Passado esse tempo, abra a massa com um rolo de cozinha, deixando-a em uma espessura média de 5 mm.

Corte os biscoitos nos formatos que você desejar – é possível usar moldes de coração, florzinha, estrelinha e por aí vai. Transfira os biscoitos para uma assadeira untada com manteiga e farinha. Deixe assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos.

Quando os biscoitos estiverem dourados, retire-os do forno e espere esfriar. Recheie-os com o doce de leite, fazendo vários mini sanduíches. Fica uma delícia!