Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 sugestões de merendas para a criança variar no cardápio do dia a dia
Guia Culinário 08/02/2019

5 sugestões de merendas para a criança variar no cardápio do dia a dia

Fevereiro: o mês da volta às aulas. Nessa época, além das crianças os pais também precisam voltar a ter uma rotina que envolve levar os filhos para a escola, se organizar em torno dos horários dos pequenos e, por fim, preparar a merenda escolar. E é importante que eles se alimentem de forma saudável, e não apenas comprem frituras na cantina. Afinal, comidas não tão ricas em vitaminas e minerais podem ficar para o fim de semana, enquanto na escola é melhor privilegiar ingredientes que vão ajudá-los a crescer bem. Por isso, nós listamos 5 sugestões de merendas, uma para cada dia útil da semana, que vão permitir que a criança varie no cardápio diário. Dá uma olhada:

Segunda-feira: frutas + queijo minas

Nada como uma boa fruta para começar a semana, não é? E o melhor é que ainda tem um queijinho minas para uma carga de cálcio ao lanche. Para não servir sempre a mesma coisa para o seu filho, a dica é variar na escolha da fruta. Banana, pera, maçã, uva e manga cortada em pedaços são apenas algumas opções. No fim, vai realmente demorar bastante tempo até que ela volte a comer a primeira fruta da lista. O queijo minas fica como um ótimo acompanhamento, já que contrabalança o doce das frutas por ser salgado. Dica: combinado com a goiaba ele se torna uma versão mais natural do famoso queijo com goiabada.

Terça-feira: sanduíche + tomate cereja

Sanduíche é outra ótima forma de variar na merenda, já que você pode escolher diferentes recheios para essa comida. Queijo e presunto é a opção clássica, mas aposte também em salada ou pastinhas e patês para dar aquela diferenciada no cardápio. Inclusive, se não vier no sanduíche também é uma boa preparar um potinho com tomates cereja para levar. Com um pouquinho de azeite e sal ele vai ficar uma delícia!

Quarta-feira: iogurte com granola + biscoito integral

Achou que a combinação de iogurte com granola era apenas para pessoas fit? Nada disso! A dupla além de saudável é bem nutritiva, já que o iogurte possui os famosos lactobacilos vivos, enquanto a granola é fonte de fibras. Quando combinados, esses alimentos ajudam a regular o intestino, permitindo que ele funcione melhor. Além disso, temos o biscoito como acompanhamento. Se achar que um pacote inteiro é muito, coloque apenas a quantidade desejada em um potinho. Você também pode variar, colocando uma semana um biscoito integral doce, na outra salgado e por aí vai.

Quinta-feira: baby carrot + bolo caseiro

Cenoura é uma ótima fonte de vitamina C, que, entre outras coisas, fortalece o sistema imunológico. Por isso, essa é uma ótima pedida para o seu filho, já que vai ajudar a evitar que ele fique doente. Uma sugestão é apostar na baby carrot, que nada mais é do que a cenoura cortada em pedaços pequenos. Para complementar, pode acrescentar um bolinho caseiro de “sobremesa”. A cada semana pode ser um diferente, e se quiser pode até fazer um de caneca para não preparar uma quantidade grande demais que ninguém vai comer.

Sexta-feira: pão de queijo + barrinhas de cereais

Para encerrar a semana, temos o bom e velho pão de queijo combinado com barrinhas de cereais. Para dar um gostinho a mais, pode rechear o pão de queijo com ingredientes doces ou salgados, e mudar a barrinha que coloca na lancheira a cada semana. Com variedade, seu filho nunca vai enjoar da comida!

Bônus: não se esqueça das bebidas

Sentiu falta de uma bebida para acompanhar? Fica tranquilo, que nós também vamos passar a dica! Se quer que o seu filho tome alguma coisa que não seja simplesmente água pode colocar uma bebida na lancheira. A sugestão é variar entre sucos de frutas diversos, achocolatado, água de coco e até caldo de cana. Com variedade os pequenos consomem mais nutrientes e você fica com a consciência tranquila que eles estão crescendo bem e saudáveis.