Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda como guardar folhas na geladeira e aumentar o seu tempo de conservação
Guia Culinário 18/02/2020

Aprenda como guardar folhas na geladeira e aumentar o seu tempo de conservação

Vegetais folhosos são saudáveis e supernutritivos, não é mesmo? No entanto, o processo de armazenamento desses alimentos não é tão simples – pois, caso as folhas não sejam bem conservadas, elas acabam murchando e ficam escuras rapidamente. Para te ajudar nesse assunto, nós separamos ótimas dicas para guardar folhas na geladeira. Assim, você garante que as verduras e legumes durem muito mais tempo. Dá uma olhada!

O ideal é lavar, secar e guardar os vegetais na gaveta debaixo

Para garantir mais durabilidade aos alimentos, a nossa dica é higienizá-los bem. Deixe-os de molho por 10 minutos em uma solução de água com vinagre para eliminar as sujeiras e o excesso de agrotóxicos. Depois, enxágue-os e seque-os bem – uma boa dica é investir em uma centrífuga para que as folhas fiquem totalmente secas. Você também pode usar papel toalha para tirar o excesso de umidade.

Na hora de guardar, use um recipiente de plástico e arrume os vegetais de forma estratégica: coloque uma folha por vez, intercalando com papel toalha. No final, feche o pote e prontinho! Assim, os vegetais não entram em contato entre si (separados pelas folhas de papel toalha) e ficam mais bem preservados.

Depois de guardar as folhas no pote, coloque-as na gaveta inferior da geladeira. É muito importante que esses alimentos fiquem em um local não muito refrigerado, pois temperaturas baixas demais podem fazer com que as folhas ressequem e estraguem com mais rapidez. A temperatura mais indicada para a conservação de vegetais é em torno de 10°C. Assim não tem erro!

Quanto tempo as folhas duram na geladeira?

Para consumir vegetais sempre fresquinhos e saborosos, é de suma importância ficar atento ao tempo de conservação. O indicado é que as folhas fiquem no máximo uma semana na geladeira. No dia a dia, tire apenas a quantidade certa que pretende consumir e deixe o resto na geladeira. A nossa dica, inclusive, é que a compra de frutas, legumes e verduras seja feita semanalmente. Assim, você sempre consome alimentos bem frescos!

Você pode congelar vegetais verde-escuros por mais tempo

Caso o objetivo seja conservar couve, brócolis, espinafre e outros vegetais verde-escuros (que são geralmente refogados), a nossa sugestão é recorrer à tática do congelamento. Para isso, lave bem os alimentos, seque e coloque-os em potes herméticos separados. Depois, é só colocar no freezer para o devido armazenamento. Muitos vegetais – como brócolis – podem durar até 3 meses quando congelados. Basta tirá-los na hora de preparar que não tem erro!