Alimentação

Como higienizar hortaliças e deixar verduras e legumes prontos para consumo

Limpar as hortaliças com água e hipoclorito de sódio é uma maneira mais eficaz de eliminar os micro-organismos
Limpar as hortaliças com água e hipoclorito de sódio é uma maneira mais eficaz de eliminar os micro-organismos

Já é mais do que batido que, para ter uma alimentação balanceada, realmente saudável e com todos os nutrientes que o nosso corpo necessita diariamente, as hortaliças e os legumes são mais do que fundamentais. Mas de que adianta comer alimentos tão ricos em diversas substâncias, se você não os higieniza corretamente? Legumes e verduras mal lavados podem acarretar em uma série de problemas à saúde, sabia? Já pensou se eles estiverem com algum parasita, salmonella (espécie de bactéria) ou com qualquer outro agente infeccioso que cause algum risco ao seu organismo? Para evitar esse tipo de problema, nós separamos algumas dicas para você nunca mais deixar de lavar os seus vegetais da maneira certa! Dá uma conferida:

Higienização de folhas e verduras

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os vegetais folhosos merecem uma atenção redobrada em seus cuidados. Não é à toa que em 2018 eles foram identificados pela agência como o produto de maior preocupação sanitária da categoria. Ou seja, você jamais - ênfase no jamais - deve consumir alguma folha verde sem antes higienizá-la minimamente!

Dicas fundamentais para lavar hortaliças corretamente

O primeiro passo é separar folha por folha e lavar uma por uma (dos dois lados) com a água corrente da sua pia. Isso deve conseguir tirar boa parte dos micro-organismos, mas ainda não é o suficiente. Para que surta o efeito necessário, há duas possibilidades. A primeira é fazer uma solução de água e hipoclorito de sódio (sanitizante) em uma bacia e deixar as suas verduras de molho por alguns minutos. Depois, é só lavá-las novamente com água corrente e secá-las bem. A segunda é substituir o hipoclorito por vinagre ou bicarbonato de sódio.

Dicas para uma limpeza de folhas mais rápida, mas eficiente

Antes de qualquer coisa: é muito importante que você saiba que uma higienização rápida não é 100% eficaz. Se não estiver com tempo e, por isso, está buscando uma forma de limpeza rápida, isso pode acabar prejudicando a sua saúde. De qualquer forma, a melhor alternativa para esses momentos corridos do dia a dia é lavar as folhas verdes muito bem com a água corrente. Apenas fazendo isso você já estará mais seguro!

Higienização de legumes

Para a lavagem de batatas, cenouras, beterrabas ou qualquer outro legume que você tenha em casa, o processo é basicamente o mesmo: lavá-los antes do preparo do alimento com água corrente e depois deixá-los de molho em uma solução de hipoclorito de sódio ou vinagre. A diferença está nos que possuem a casca mais grossa ou são mais rugosos. Optar pelo uso de uma esponja ou de alguma escovinha para limpá-los mais agudamente pode fazer a diferença. Vale ressaltar que a higienização correta não só previne o risco de doenças, como aumenta a durabilidade dos alimentos, sobretudo dos legumes!

Dica bônus: lave as mãos antes do processo de limpeza

Lavar as mãos antes do preparo dos alimentos é essencial para que a higienização seja completa. O mesmo vale para a tábua de corte e todos os utensílios necessários para o preparo das refeições. Então, nunca esqueça do bom e velho sabão antes de começar a cozinhar!

Matérias: Alimentação

Ver mais