Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Não cabe mais nada no freezer? Saiba como ganhar mais espaço organizando a comida da forma certa
Meu Lar 28/09/2018

Não cabe mais nada no freezer? Saiba como ganhar mais espaço organizando a comida da forma certa

Onde você congela os seus alimentos? Tem gente que coloca no famoso congelador, enquanto outros possuem um freezer, que muitas vezes é do mesmo tamanho da geladeira. Seja ele pequeno ou grande, a verdade é que às vezes é inevitável sofrer com a falta de espaço para colocar os alimentos. Mas sabia que isso pode ser culpa da sua própria (des)organização? Descubra como ganhar espaço guardando a comida da forma correta:

Degele o freezer

O primeiro passo para deixar o freezer bem organizado é se livrando de todo o gelo em excesso que possa existir nele. Para isso fique longe das facas e de outros objetos pontiagudos! Eles podem acabar furando alguma parte responsável pela saída de gás, o que não apenas estraga o aparelho como também pode ser prejudicial para a sua saúde. Por isso, retire todos os alimentos que estavam armazenados lá e degele o freezer. Aproveite para dar uma limpada em tudo quando o gelo derreter completamente e só então coloque a comida de volta. Apenas isso já fará com que você ganhe algum espaço.

Jogue fora o que estiver congelado há mais de 1 ano

Não é tão incomum que pessoas descubram que colocaram alguma coisa no freezer e se esqueceram completamente que o alimento estava lá. Se o espaço é grande e está cheio, então, a chance é maior ainda! Se isso aconteceu com você lamento informar, mas é melhor jogar o conteúdo fora. Afinal, por mais que esteja congelado o alimento provavelmente ressecou e não deve mais ser consumido. Para evitar esse problema coloque você mesmo etiquetas visíveis com a data em que cada alimento expira, assim fica mais fácil saber o que é preciso comer agora ou pode continuar guardado para consumir depois.

Sempre que possível, se livre das caixas

Embalagens ocupam muito mais espaço do que o produto que elas estão guardando, então em vez de guardá-las deixe, sempre que possível, apenas a comida. Assim você também economiza um espaço precioso no freezer. Já se achar que o alimento está muito desprotegido pode colocá-lo em sacos plásticos próprios para congelamento, que são ótimos para manter a área mais organizada.

Se for usar potes, fique com os quadrados

Já se você não tem esses saquinhos ou simplesmente não gosta de usá-los pode colocar tudo em potes, mas atenção: fique sempre com que possuem formato quadrado ou, no máximo, retangular. Isso porque eles se encaixam bem nos cantinhos e em outros que possuam o mesmo formato. Evite ao máximo os redondos e ovais, que são inimigos de quem quer otimizar espaço.

Se a situação estiver crítica, retire as prateleiras

Se mesmo após você seguir todas as nossas dicas a situação ainda estiver no mínimo complicada é preciso apelar para a última instância: retirar as prateleiras. Pode parecer algo bobo, mas às vezes o pequeno espaço que elas ocupam realmente faz uma diferença enorme quando precisamos colocar mais coisa no freezer.

Mas atenção: não tire todas! Dificilmente você vai conseguir equilibrar tudo, e ninguém quer que o conteúdo caia todo no chão quando você abrir a porta ou tentar tirar algum alimento de lá, não é mesmo? A não ser que você tenha apenas um congelador pequeno, daqueles que ficam na própria geladeira, é melhor deixar algumas prateleiras restantes. Afinal, essa dica é apenas para as situações realmente críticas.

Veja mais