Alimentação

8 alimentos que você não pode congelar

O tomate não pode ser congelado se o objetivo for usá-lo em uma salada depois
O tomate não pode ser congelado se o objetivo for usá-lo em uma salada depois

Uma das melhores formas de conservar um alimento é simplesmente colocar ele em um pote e deixar no congelador, certo? Bem, mais ou menos. Na verdade a regra vale sim para muitos casos, mas não todos. Acredite se quiser, mas às vezes botar no freezer é justamente o que vai fazer a comida estragar de vez! Se você ficou confuso, dá uma olhada em 8 alimentos que você não deve congelar de jeito nenhum:

Tomate congelado tem que ser usado em molhos ou refogados

Até dá para congelar tomate, mas só se ele for virar molho ou refogado depois. Botar no congelador e depois na salada nem pensar! É só lembrar que ele por dentro é cheio de água, e, quando ela derreter, a textura e o sabor do fruto não vão continuar os mesmos - na verdade o gosto fica péssimo. Se a ideia é fazer ele durar mais, o ideal é deixar ele de cabeça pra baixo, por mais estranho que isso possa parecer, na geladeira.

Ovo cru aumenta de tamanho no freezer e sua casca quebra

Aí você pode pensar: "Nossa, comprei muito ovo e nem uso eles tanto assim. Será que dá pra congelar?". A resposta é não! Nas aulas de física do colégio aprendemos que água, quando vira gelo, aumenta de tamanho. Então o que será que acontece quando ovo, que por dentro é cheio de líquido, vai pro freezer? Pois é, ele explode. A casca não só quebra como deixa um cheiro horrível de ovo podre. Para evitar todo esse problema, melhor deixar tudo na geladeira mesmo.

Batata fica aguada após ser descongelada crua

A batata entra no mesmo esquema do tomate. Isso porque ela, assim como outros legumes, tem bastante água. Isso significa que quando forem descongeladas vão provavelmente mudar de sabor por estarem bem aguadas. E nem adianta cozinhar, porque o resultado final vai ser o mesmo. Se você não se importa tudo bem, mas depois não diga que a gente não avisou.

Leite muda de textura no congelador

Se você é desses que só compra leite para preparar uma receita e depois fica triste porque teve que jogar o resto que azedou fora, seus problemas acabaram! Isso porque o leite pode sim ser congelado. Ué, mas esta não é uma lista de alimentos que não podem ir para o freezer? Então, o leite pode, desde que você não queira tomar ele depois, só usar a bebida pra fazer outra receita mesmo. Isso porque ele pode ficar meio granulado e derreter muito mal, deixando o sabor bem estranho. Na dúvida, melhor deixar só na caixa, que é própria para isso, na geladeira para fazer ele durar mais tempo.

Ah, o mesmo vale para alimentos que são derivados de leite. O iogurte, por exemplo, perde toda a sua cremosidade se for deixado no congelador. E não, ele não vai virar um sacolé ou frozen porque não foi feito para esse propósito. No caso do queijo varia, já que alguns até podem ser congelados, especialmente se eles forem ser usados como queijo ralado. Já os brancos, como o queijo minas, devem ficar longe do freezer!

Gelatina não ganha ponto no congelador

Quem gosta de preparar gelatina sabe que o processo é bem simples: primeiro a água quente, depois a gelada e por fim a geladeira. O problema é que são horas até ela atingir o ponto certo. E aí entra o famoso fator ansiedade, que faz a pessoa querer que a sobremesa fique pronta logo e não tem a menor paciência para esperar.

Então por que não colocar a gelatina no congelador para acelerar o processo, não é mesmo? A resposta é simples: porque ela não apenas não vai dar ponto como vai ficar dura e, na hora de descongelar, vai derreter. Então é melhor se programar para fazer a receita algumas horas antes mesmo.

Maionese deve ser consumida no dia que for preparada

Não é exatamente uma novidade que maionese fresca estraga muito rápido, e que, por isso deve ser consumida no mesmo dia que foi preparada. Mas se sobrou, bate aquele peso na consciência de ter que jogar tudo fora. Congelar parece uma solução bem tentadora, mas é melhor deixar ela de lado. Pensando de uma forma bem racional, a receita original conta com ovos e batatas, que são dois ingredientes que não podem ir para o freezer! Nem precisa falar mais nada, né?

Chantilly e glacê não derretem bem

Então chegamos ao último tópico, que também confunde muita gente: o bolo. Em aniversários é comum chamar amigos ou família para comemorar a nova idade, mas dependendo do tamanho do bolo (e de quanto os convidados comeram) ele pode acabar sobrando. Mais uma vez, o freezer pode parecer a escolha óbvia. Bem, ela não está errada, já que é sim possível congelar o bolo, mas se ele tiver chantilly ou glacê é melhor pensar duas vezes.

Isso porque esses dois ingredientes ficam péssimos quando são derretidos. Basta pensar que um é feito com creme de leite e o outro com ovo, e como esses dois não devem ser congelados, o mesmo vale para os cremes. Na dúvida, congele apenas pedaços do bolo e retire o chantilly ou glacê.

Matérias: Alimentação

Ver mais