Alimentação

5 saladas para churrasco que dão um toque de leveza ao prato

Uma boa opção de salada para churrasco é o mix de folhas verdes (como rúcula) com manga e castanhas picadas
Uma boa opção de salada para churrasco é o mix de folhas verdes (como rúcula) com manga e castanhas picadas

Fazer acompanhamentos para churrasco é tão importante quanto preparar a picanha, linguiça, frango, pão de alho e queijo coalho. Uma boa dica, inclusive, é pensar em porções com verduras e frutas que deixam a refeição mais leve e compõem superbem com as carnes. Sabe aquele mix de folhas com manga que serve de entrada para o almoço? Além de simples, ele fica delicioso com carnes vermelhas ou brancas. E, para deixar a refeição mais leve, nós separamos 5 saladas para churrasco - feitas com folhas verde-escuras, legumes, verduras e até frutas - que ficam bem coloridas e nutritivas.

1. Salada tropical

Caso o objetivo seja fazer uma salada para churrasco bem fresca, com folhas e frutas que criam um contraste entre doce e salgado, a nossa dica é usar alface americana (que é mais crocante), pepino, manga e morango, que ajudam a hidratar o organismo. Para dar o toque final, uma boa sugestão é salpicar castanhas-do-pará picadas.

Você vai precisar de: 1 alface americana Qualitá, 1 pepino Qualitá cortado em rodelas finas, ½ pote de palmito Qualitá picado, 1 manga fatiada, 1 cenoura média ralada, 7 morangos picados e castanhas-do-pará Qualitá picadas a gosto.

Para começar, lave a alface na água corrente, separando as folhas e, depois, deixe-as de molho em uma bacia com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária por 15 minutos. Passado esse tempo, enxágue novamente as folhas e deixe-as no escorredor.

Pique a alface, coloque-a em uma bacia grande, adicione o pepino cortado em rodelas finas, o palmito (sem água) picado e disponha a manga fatiada, espalhando-a por entre as folhas de alface. Em seguida, rale a cenoura por cima, coloque os morangos picados e, por fim, salpique as castanhas. Fica uma delícia!

2. Salada de repolho com abacaxi

Você sabia que a combinação de repolho com abacaxi fica bem refrescante? Esse mix de vegetais combina com as carnes de churrasco (vermelhas ou brancas), pode ser servido com arroz, farofa e vinagrete, e ainda é supersimples de preparar. A nossa dica é adicionar maionese e também uvas passas para dar um toque diferenciado ao prato.

Você vai precisar de: 500 g de repolho roxo picado Qualitá, 2 rodelas médias de abacaxi, ½ caixa de creme de leite Qualitá, 5 colheres de sopa de maionese, sal, pimenta-do-reino e uva passa a gosto.

Para começar, é importante lavar e picar o repolho roxo em fatias bem finas. Disponha as folhas em uma bacia, acrescente o abacaxi picado, o creme de leite e misture com uma colher. Em seguida, adicione a maionese aos poucos, o sal, a pimenta e misture bem. Para finalizar, salpique as uvas passas a gosto e misture novamente.

3. Salada de maionese

Quando se fala em acompanhamento para churrasco, a salada de maionese incrementada com legumes surge logo na cabeça. Feita com batatas, cenouras, ovos e diferentes temperos (como cheiro-verde), ela é bem fresca, colorida, combina com arroz, farofa, vinagrete e todas as outras guarnições.

Você vai precisar de: 8 batatas médias, 2 cenouras grandes, 5 ovos, azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto, sumo de ½ limão, 1 pote de maionese Qualitá (200 g), salsinha e cebolinha picadas.

Para começar, descasque e pique as batatas e cenouras em cubos pequenos. Em uma panela grande com água fervente, coloque as cenouras e deixe-as cozinhar por 3 minutos. Em seguida, acrescente as batatas, 1 colher de chá de sal e marque 7 minutos (ou até que fique al dente). Quando as cenouras e batatas estiverem cozidas, transfira-as para um escorredor, jogue um pouco de água fria e reserve. Em outra panela com água, coloque os ovos e deixe no fogo médio. Quando começar a ferver, marque 7 minutos. Depois, apague o fogo, deixe os ovos em água gelada, descasque-os e corte-os em rodelas.

Em uma bacia grande, coloque as batatas e cenouras al dente, adicione os ovos (já cozidos e cortados), tempere com azeite, sal e pimenta do reino a gosto e adicione sumo de ½ limão. Misture com uma colher e, em seguida, adicione a maionese. Misture novamente, até ficar bem homogêneo, e finalize com a salsinha e cebolinha frescas picadas. Prontinho!

4. Salada de rúcula com manga

Outra opção interessante para incrementar o churrasco é preparar uma salada de rúcula com manga. Para agregar mais sabor, uma boa alternativa é adicionar algum tipo de queijo (como ricota, parmesão ou mozzarella de búfala) e tomates cereja, que harmonizam bem com o amargor das folhas de rúcula.

Você vai precisar de: 1 maço de rúcula, 1 manga média cortada em cubos, 1 caixa de tomate cereja Qualitá (200 g), ¾ de pote de mozzarela de búfala bola média Qualitá (250 g), azeite, sal e vinagre balsâmico a gosto, castanhas-do-pará picadas (opcional).

O preparo dessa salada também é supersimples! Comece higienizando as folhas de rúcula, pique-as da forma que preferir, adicione a manga cortada em cubos, os tomates cereja e, então, junte a mozzarella de búfala picada. Para finalizar, adicione o azeite, o sal e o vinagre a gosto. Se desejar, salpique castanhas picadas por cima - assim, a salada ainda fica crocante.

5. Salada de feijão fradinho

Que tal fazer uma salada semelhante ao molho vinagrete incrementada com feijão fradinho? Para que o resultado fique bem saboroso, o segredo é caprichar nos temperos e usar ingredientes coloridos (como pimentões de diferentes cores). Não se esqueça de também deixar o feijão de molho por algumas horas antes do cozimento - assim, é possível tirar os antinutrientes dos grãos e ainda agilizar o processo de preparo.

Você vai precisar de: ½ pacote de feijão fradinho Qualitá (500 g), 2 tomates italianos Qualitá picados (sem sementes), 1 cebola roxa Qualitá cortada em cubos, ½ pimentão verde cortado em cubos, 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco, azeite, sal, pimenta-do-reino moída e cheiro-verde a gosto.

Para começar, deixe o feijão fradinho de molho por cerca de 8 horas. Passado esse tempo, escorra a água, enxágue os grãos e os coloque na panela de pressão. Adicione uma água nova (o suficiente para cobrir bem os grãos), tampe e deixe ferver. Quando começar a chiar, diminua o fogo e marque 10 minutos. Passado esse tempo, apague o fogo, tire bem a pressão da panela, transfira para um escorredor, passe uma água fria nos grãos para interromper o cozimento e reserve.

Em uma bacia, coloque os tomates picados sem sementes, a cebola picada, o pimentão e misture bem. Adicione o feijão fradinho já cozido (e escorrido), tempere com vinagre, azeite e sal a gosto. Por fim, acrescente a pimenta e o cheiro-verde picado a gosto. Revolva tudo com uma colher e, então, é só servir. Essa salada funciona como uma versão mais completa do molho vinagrete.

Matérias: Alimentação

Ver mais