Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 21/08/2020

Como fazer molho vinagrete para churrasco ou para servir como acompanhamento no almoço

Quando se trata de reunir a família e os amigos para um almoço especial, não há nada melhor que preparar um churrasco completo, não é mesmo? Além da carne, linguiça, queijo coalho e pão de alho (que não podem faltar de jeito nenhum), uma ótima dica é também caprichar nos acompanhamentos. O molho vinagrete, em especial, é um prato tradicional de churrasco feito à base de tomate, cebola, pimentão e vinagre – rendendo uma mistura bem colorida e saborosa, que fica perfeita com arroz e farofa. Para que você não deixe de preparar esse acompanhamento, nós preparamos uma matéria ensinando como fazer molho vinagrete de forma simples. A melhor parte é que você também pode fazer essa receita no dia a dia para comer junto com a salada. Confira!

Como fazer molho vinagrete?

Além de ser um acompanhamento bem saboroso (que harmoniza superbem com a carne), o molho vinagrete é bem simples de fazer e, inclusive, pode ser consumido como tira gosto junto com pães, torradinhas e até funcionar como recheio para pasteis.

Você vai precisar de: 2 cebolas grandes cortadas em cubos, 3 tomates grandes (sem sementes) cortados em cubos, 1 pimentão verde pequeno cortado em cubos, 125 ml ( ½ xícara) de vinagre branco, 250 ml (1 xícara) de azeite, sal e cheiro-verde picado a gosto.

Para preparar, o primeiro passo é cortar o tomate, a cebola e o pimentão em cubos pequenos. Em seguida, coloque-os em um recipiente, acrescente o vinagre, o azeite e misture com uma colher. Depois, inclua o cheiro-verde picado e sal a gosto e misture mais uma vez. Tampe o recipiente e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Sirva na hora do almoço e prontinho!

Obs.: Você pode incrementar a receita de molho vinagrete com azeitonas picadas, salsinha, pimenta-do-reino e outros temperos de sua preferência. Assim, você cria novas versões saborosas do acompanhamento, fica por sua conta!

Vinagrete e molho à campanha são a mesma coisa?

Apesar de muita gente pensar que molho à campanha e vinagrete são dois nomes distintos para um mesmo prato, existe uma diferença entre os dois, sabia? Em teoria, o vinagrete é um molho francês (vinaigrette), feito à base de azeite, vinagre (ou suco de limão), sal, óleos e ervas que é muito usado para temperar carnes.

Já o molho à campanha é formado originalmente pela mistura de tomate, cebola, pimentão, vinagre, azeite, sal e possíveis ervas, sendo geralmente servido como acompanhamento. No Brasil, no entanto, os dois termos acabam sendo usados para se referir ao mesmo molho. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, molho à campanha é o termo mais utilizado, enquanto em cidades do Sul, o mais comum é falar vinagrete. E quanto a você, qual nome costuma usar?

Veja mais