Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 23/11/2020

Você sabe como limpa telha mofada? Veja dicas para não se machucar

Por conta da presença de umidade (devido a possíveis infiltrações e chuvas, por exemplo), é bastante comum surgirem manchas pretas de mofo nas telhas da casa. Por isso, é muito importante ficar atento e procurar lavar o mais rápido possível para que o mofo não se espalhe e fique muito forte. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas – tanto de limpeza quanto de segurança – de como limpar telha mofada sem se machucar. Vale a pena dar uma conferida!

Como limpar telha mofada de forma segura?

Além de usar os produtos certos para realizar a limpeza das telhas, é muito importante seguir algumas medidas de segurança – como usar luvas ao lidar com determinados materiais – para não correr o risco de se machucar durante o trabalho. Confira alguns truques e recomendações importantes:

Faça uma solução de água com água sanitária e use uma escova para esfregar

A principal dica para tirar mancha de mofo das telhas é usar uma solução meio a meio de água comum com água sanitária. Depois de preparar a mistura, transfira para um borrifador e, então, é só espirrar o produto nas manchas – de preferência, seguindo o sentido do comprimento das telhas.

Em seguida, você pode deixar a solução agir por uns 15 minutos e, então, use uma escova de cerdas duras para esfregar bem. Caso o seu telhado seja de difícil acesso, borrife o produto nas cerdas de vassoura e use-a para limpar a parte afetada. Tente esfregar no sentido do comprimento das telhas. Depois, jogue água da mangueira para tirar o produto e deixe o telhado secar naturalmente. Esse tipo de solução já consegue desinfetar e eliminar bem as manchas das telhas – se necessário, basta repetir o processo até que a sujeira saia completamente.

Obs.: Para manter as telhas sempre limpas, uma boa dica é lavá-las com um lavador de alta pressão de vez em quando. Assim, você evita o acúmulo de sujeiras e o possível surgimento de manchas. 

Use luvas protetoras e, se precisar, uma escada doméstica para tornar a tarefa mais segura

Agora que você já sabe a melhor maneira de limpar manchas de mofo das telhas, chegou a hora de anotar as recomendações de segurança. Antes de tudo, o ideal é usar luvas antiderrapantes para proteger a pele da água sanitária e também garantir mais firmeza durante a lavagem. Para alcançar o telhado de forma mais segura e realizar a lavagem com mais capricho, o ideal é também usar uma escada doméstica (e não um banquinho ou cadeira) para garantir mais estabilidade.