Economia do lar

Luva de limpeza: qual a melhor e como higienizá-la

Use luvas de limpeza para lavar azulejos com água sanitária de forma segura
Use luvas de limpeza para lavar azulejos com água sanitária de forma segura

Algumas tarefas domésticas - como lavar pisos, louças de banheiro e limpezas mais pesadas - demandam certos cuidados de segurança, sabia? Para manusear água sanitária, cloro e outros produtos abrasivos, por exemplo, é muito importante usar uma luva para limpeza resistente, que seja apropriada para a tarefa em questão. Para te ajudar, nós separamos dicas de como escolher a melhor para cada objetivo e higienizá-la da forma correta. Confira!

Como escolher luvas protetoras?

Para não errar na escolha das luvas, é muito importante levar em conta a tarefa doméstica que você irá realizar no momento. Isso porque existem luvas de diferentes materiais (látex, neoprene, PVC etc.) que são indicadas para diferentes finalidades.

Luva para limpeza pesada

Caso você pretenda fazer uma faxina pesada na casa (manuseando água sanitária e produtos abrasivos), a nossa sugestão é recorrer às luvas de látex reforçadas. Elas têm boa resistência, espessura de borracha mais grossa e há modelos que possuem revestimento interno com flocos de algodão. Essas luvas são impermeáveis, isolam bem o contato com produtos tóxicos e também são fáceis de lavar. Vale a pena adquirir pelo menos um par desse modelo para usar na hora de lavar pisos, azulejos ou remover manchas superfícies estofadas.

Luva para lavar louça

Você sabia que existem luvas para lavar louça? Algumas pessoas têm alergia a detergente (e outros produtos de limpeza) e, por isso, precisam usar esse item de proteção até mesmo nas tarefas domésticas mais simples. Elas são antiderrapantes, têm boa sensibilidade tátil e há modelos com preenchimento interno de algodão, que garante mais conforto.

Luva descartável multiuso

Além de ter luvas de proteção mais resistentes e duradouras (como as de limpeza pesada ou de lavar louça), uma boa dica é também ter modelos descartáveis - que são geralmente feitos de látex ou PVC - para quebrar um galho no dia a dia. Essas luvas são menos resistentes e, por isso, costumam ser indicadas para fazer pequenos reparos, como mexer em vasos de plantas ou limpar superfícies de forma rápida.

Como higienizar luvas de limpeza?

Depois de usar as luvas de limpeza, é muito importante que você as higienize e tome os devidos cuidados para que elas durem bastante. Para começar, o indicado é lavar as mãos ainda enluvadas com água e sabão (esfregando também a região entre os dedos). Em seguida, enxágue e seque com papel toalha. Para caprichar ainda mais na limpeza, passe um pouco de álcool gel, esfregue e, então, remova as luvas das mãos puxando pelo punho. Deixe-as secar bem e, em seguida, guarde-as em um local bem arejado para evitar o surgimento de mofo. Tomando esses cuidados de higiene sempre após o uso, pode apostar que as luvas de limpeza ficarão sempre bem conservadas!

Matérias: Economia do lar

Ver mais