Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 23/09/2020

Luva de limpeza: qual a melhor e como higienizá-la

Durante os dias mais frios de inverno, lavar louça, faxinar a casa e cumprir outras tarefas domésticas se torna bem mais difícil, não é mesmo? A boa notícia é que existe um utensílio que pode ajudar bastante: a luva de limpeza. Além de proteger as mãos contra a água fria – garantindo mais conforto -, ela é fundamental para evitar o contato com produtos de limpeza pesada, como a água sanitária e outros abrasivos. Mas vale lembrar que é importante escolher o tipo de luva adequado para cada tarefa, ok? Confira dicas de como escolher a melhor luva para cada objetivo e, depois, ainda higienizá-la da forma correta. 

Como escolher luvas protetoras?

Para não errar na escolha das luvas, é muito importante levar em conta a tarefa doméstica que você realizará no momento. Isso porque existem luvas de diferentes materiais (látex, neoprene, PVC etc.) que são indicadas para diferentes finalidades.

Luva para limpeza pesada

Caso você pretenda fazer uma faxina pesada (manuseando água sanitária e produtos abrasivos), a nossa sugestão é recorrer às luvas de espessura reforçada. Elas são impermeáveis, isolam bem o contato com produtos tóxicos (garantem uma boa proteção das mãos e unhas) e também são fáceis de lavar.

As luvas limpeza pesada Qualitá, em especial, têm um formato anatômico, que garante mais conforto e flexibilidade, e uma textura antiderrapante fundamental para a segurança durante o manuseio. Disponíveis em versões P, M ou G, elas são versáteis, altamente resistentes e duradouras. Vale a pena adquirir pelo menos um par desse modelo para usar na lavagem de pisos, azulejos, louças de banheiro, forno, churrasqueira, calhas e tubulações.

Luva para lavar louça

Você sabia que existem luvas para lavar louça? Algumas pessoas têm alergia a detergente (e a outros produtos de limpeza) e, por isso, precisam usar esse item de proteção até mesmo nas tarefas domésticas mais simples.

As luvas louça Qualitá, por exemplo, têm um diferencial interessante: além de antiderrapantes, garantem uma máxima sensibilidade ao toque – ou seja, permitem que a pessoa segure e sinta bem os objetos durante a lavagem, evitando possíveis acidentes. Essas luvas também têm um corte mais ajustado, o que promove uma maior flexibilidade e conforto durante os movimentos, principalmente na região dos pulsos.

Por terem um revestimento interno com flocos de algodão, as luvas louça Qualitá garantem ainda mais conforto e são bem mais fáceis de colocar e tirar – pois não ficam grudadas nas mãos molhadas. Elas estão disponíveis em versões P, M ou G e servem para lavar todos os tipos de utensílios de cozinha. Vale a pena contar com ao menos dois pares na despensa!

Luva multiuso

Sabe aquelas luvas que você usa para praticamente tudo – cuidar do jardim, do banheiro, lavar os pisos, paredes e por aí vai? Elas também precisam ser resistentes e atender a determinados requisitos para garantir segurança no manuseio.

As luvas multiuso Qualitá, em especial, são impermeáveis, bem resistentes, flexíveis e superfáceis de lavar. Assim como as de limpeza pesada, elas têm um formato anatômico que garante um bom encaixe nas mãos. O conforto fica por conta do revestimento interno feito com flocos de algodão, que também facilitam bastante na hora de vestir e tirar as luvas. Elas são indicadas para a manipulação de lixos, sujeiras de jardim (como folhagens e galhos), lavagem de pisos, azulejos, fogões, armários, bancadas, banheiro e outras tarefas diárias.

Como higienizar luvas de limpeza?

Depois de usar as luvas de limpeza, é muito importante que você as higienize e tome os devidos cuidados para que elas durem bastante. Para começar, o indicado é lavar as mãos ainda enluvadas com água e sabão (esfregando também a região entre os dedos). Em seguida, enxágue e seque com papel toalha.

Para caprichar ainda mais na limpeza, passe um pouco de álcool gel, esfregue e, então, remova as luvas das mãos puxando-as pelo punho. Deixe-as secar bem e, em seguida, guarde-as em um local bem arejado para evitar o surgimento de mofo. Tomando esses cuidados de higiene sempre após o uso, pode apostar que as luvas de limpeza ficarão sempre bem conservadas!