Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tempo de cozimento do ovo: aprenda a deixá-lo no ponto perfeito
Guia Culinário 28/04/2021

Tempo de cozimento do ovo: aprenda a deixá-lo no ponto perfeito

Frito, mexido, cozido, empanado… Existem diversas maneiras de preparar ovo no dia a dia. E, para que as receitas fiquem sempre saborosas, é muito importante acertar no uso dos temperos e no tempo de preparo (em especial, para não errar na consistência da gema). Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como acertar o tempo de cozimento do ovo para deixá-lo no ponto perfeito. Vale a pena conferir!

Qual o tempo de cozimento do ovo ideal?

Para que o ovo cozido fique no ponto desejado (com a gema mole ou dura, dependendo da preferência), é importante definir bem o tempo de preparo e, depois, mergulhar o alimento em água gelada para interromper o cozimento e também facilitar no processo de descascar. Basta seguir as nossas dicas:

Gema mole

Para que a clara do ovo fique cozida (mas ainda macia) e a gema se mantenha amolecida, o ideal é deixar o ovo cozinhar na água fervendo por 5 ou 6 minutos. Dessa forma, é possível preparar a clássica receita de ovo mollet, que fica deliciosa com pães e torradas.

Gema cremosa

Se você faz parte do time que gosta de comer ovo com gema cremosa, é preciso cozinhá-lo na água fervendo por 7 minutos. Depois de descascar, uma boa dica é servir o alimento com salada verde.

Gema dura

Para preparar um ovo com clara e gema mais durinhos, o ideal é cozinhá-lo na água fervendo por 10 ou 11 minutos. Em seguida, basta interromper o processo de cozimento imediatamente.

Como descascar ovo cozido?

Para descascar o ovo com mais facilidade, uma boa dica é colocá-lo dentro de um copo com água gelada. Tampe com a mão e sacuda suavemente. Assim, a casca tende a sair de forma mais simples. Outra dica interessante (que serve para a opção com gema dura) é rolar o ovo na bancada e descascá-lo debaixo da água corrente. Funciona superbem!