Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Praticidade é o que há! Como descascar ovos em poucos segundos
Guia Culinário 14/11/2019

Praticidade é o que há! Como descascar ovos em poucos segundos

Você também gosta de comer ovo cozido no almoço? Seja na maionese, na salada ou junto com o macarrão, esse alimento faz tanto sucesso na culinária brasileira que já está quase no mesmo patamar que o arroz e feijão. E olha que ele é bem fácil de preparar! A única parte chata é ter que tirar toda a casca antes de comer. Para te ajudar nesse assunto, nós separamos vários métodos simples para descascar ovos em poucos segundos. Quer aprender? Dá uma olhada:

Sacuda os ovos dentro de um copo d’água

Esse talvez seja o truque mais eficiente e rápido que tem, sabia? Depois de cozinhar o ovo na água fervente, você deve colocá-lo em um copo com água fria, fechar a boca com a mão e sacudir bem. Ele sairá com a casca praticamente solta, basta removê-la rapidamente com os dedos. Bem simples, né?

Obs.: Você pode fazer o mesmo com ovos de codorna para facilitar na remoção da casca.

Use uma colher para facilitar na remoção da casca

Outra dica interessante para remover a casca do ovo com facilidade é recorrer à ajuda de uma colher. Depois de cozinhar os ovos, deixe-os submersos na água gelada (com um pouco de gelo, se julgar necessário). Com a colher, bata em uma das laterais do ovo (esmagando a bolsa de ar), tire um pouco da casca entre uma extremidade e outra e, então, deslize a colher entre a casca e o ovo.

Essa técnica exige um pouco mais de prática, mas também é fácil! A melhor parte é que o ovo sai certinho em cima da colher, de modo que você não precisa usar os dedos para remover a casca.

Role o ovo na bancada e depois descasque-o debaixo d’água

Uma técnica que muita gente segue – e que de fato é bem prática – é a de rolar o ovo em uma superfície dura e, depois, descascar debaixo d’água. Comece pressionando as duas extremidades do ovo contra a bancada da cozinha e, depois, role-o para a frente e para trás fazendo uma leve pressão com a mão. Assim, a casca quebra inteira com bastante facilidade. Coloque o ovo em uma bacia com água, esfregue-o (para a casca soltar) e remova os pedacinhos que restarem com os dedos. Prontinho!