Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sabão em pó: como evitar que o produto acumule na máquina de lavar
Cuide Bem 29/10/2021

Sabão em pó: como evitar que o produto acumule na máquina de lavar

A máquina de lavar é um eletrodoméstico que faz toda a diferença na rotina. Sinônimo de praticidade, basta colocar nela as roupas separadas por cor e por tipo, adicionar produtos como sabão em pó e amaciante e programar o ciclo de lavagem mais adequado. Porém, existe um probleminha bem corriqueiro que intriga muita gente: como evitar que o sabão em pó acumule no aparelho?

Seja no dispenser de detergente em pó ou mesmo dentro do compartimento da máquina onde as roupas são lavadas, o acúmulo de sabão em pó com o tempo vai formando uma crosta escura e úmida. Quando não damos atenção a esse detalhe e limpamos a máquina de lavar com frequência, as roupas podem acabar saindo manchadas da lavagem, em vez de limpas.

Sabão em pó em excesso pode estar por trás do problema de acúmulo

Roupas limpas e bem cheirosas dependem de produtos de lavanderia de qualidade. A quantidade de sabão em pó destinada a cada lavagem também influencia. Essa é, porém, uma das principais causas do acúmulo de produto no interior da máquina de lavar. O excesso de produto, além de causar manchas nas peças de roupa, também pode resistir ao jato de água que empurra o pó e ficar grudado nas partes plásticas da máquina. O resultado é o desperdício de produto.

Se você quer garantir roupas bem lavadas, comece não enchendo demais a máquina. Ao dividir o montante, você não precisa depositar uma grande quantidade de sabão em pó e permite que a água se misture melhor a ele. É recomendado utilizar um dosador ou mesmo um copo americano para calcular a medida ideal. Se você vai lavar entre 8 e 12 kg de roupa, use cerca de 200ml de detergente em pó. Se o volume de roupas for menor que isso, use apenas metade dessa medida.

Como limpar o sabão em pó grudado na máquina de lavar

Detectou a presença de uma massinha formada por sabão em pó no dispenser da sua máquina de lavar? Antes de iniciar mais um ciclo, separe um tempo para higienizar o eletrodoméstico. Comece retirando a bandeja plástica onde ficam os reservatórios para sabão em pó e amaciante. Você pode utilizar uma esponja de limpeza para retirar o resíduo em água corrente. Se estiver muito grudado, deixe de molho em uma solução com vinagre e bicarbonato de sódio por alguns minutos. Outra opção é lançar mão de um pano de limpeza embebido de limpador multiuso. Antes de recolocar a peça, certifique-se que ela está bem seca. Esse cuidado pode ser repetido de 15 em 15 dias.

Em um intervalo de tempo maior, que pode ser mensal, realize a limpeza de outras partes da máquina de lavar que também podem estar com detergente em pó acumulado. Muitas vezes essa é a causa das roupas saírem sujas ou manchadas da lavagem, o que causa muita frustração. O procedimento é simples: programe um ciclo curto de lavagem sem adicionar nenhum produto ou peça de roupa. O objetivo é deixar que a água limpe superfícies como o filtro, o cesto e o tanque apenas contando com os movimentos que a máquina faz. Para uma limpeza ainda mais potente, programe um segundo ciclo rápido e, dessa vez, adicione um pouco de vinagre nos dispensers.