Alimentação

Quer fazer um pudim lisinho sem furinhos? Aprenda a não errar no preparo do doce

Para fazer um pudim lisinho sem furinhos, o ideal é não bater a massa em velocidade alta
Para fazer um pudim lisinho sem furinhos, o ideal é não bater a massa em velocidade alta

Que tal preparar um pudim lisinho sem furinhos para servir de sobremesa? Feita tradicionalmente com ovos e leite condensado, essa receita é bem fácil, prática e econômica (leva poucos ingredientes). No entanto, para que o doce fique saboroso e na consistência correta, é muito importante recorrer a alguns truques de preparo - como bater a massa suavemente e cozinhá-la em banho-maria, na temperatura adequada. Aqui, nós separamos dicas para preparar um pudim de leite condensado simples, cremoso e com uma textura lisa. Confira!

Afinal, por que o pudim fica com furinhos?

O pudim costuma ficar com furinhos quando a massa é batida no liquidificador em uma velocidade muito elevada e, depois, assada em uma temperatura alta. Para evitar esse problema, o ideal é bater os ingredientes em frequência mínima, ou até mesmo à mão com um fouet, e depois esperar a massa descansar por cerca de 10 minutos. Assim, as bolhas de ar sobem para a superfície e podem ser eliminadas com uma colher antes de a massa ser despejada na forma - o que é fundamental para evitar os furinhos!

Em seguida, leve o pudim para assar em uma forma (já com a calda) em banho-maria, em fogo baixo ou médio (cerca de 180°C). Ao cozinhar o pudim lentamente, também é possível garantir que a massa asse de modo uniforme, fique macia (e não murcha) e sem correr o risco de rachar depois de pronta.

Vale destacar, ainda, que algumas pessoas preferem pudim com furinhos - pois, assim, a calda consegue adentrar bem no doce. Nesse caso, basta bater bem a massa, em velocidade mais elevada, e depois cozinhá-la em banho-maria (já com a água fervida), em temperatura de forno mais alta. Mas, caso você queira vender o doce para fazer uma renda extra, o ideal é apostar na massa com textura lisa e cremosa, sem furinhos. Tudo depende do seu objetivo!

Como fazer pudim sem furinhos?

Caso o objetivo seja fazer um pudim liso e de consistência cremosa, o principal segredo é ter paciência. Isso porque será necessário assar a massa em uma temperatura mais baixa, demandando um maior tempo de preparo. Confira as nossas dicas:

Você vai precisar de: 1 xícara de açúcar refinado, ½ xícara de água filtrada, 1 caixa de leite condensado Qualitá (395 g), 2 ovos grandes, leite (use a caixa de leite condensado como medida), papel alumínio.

Primeiro, você deve preparar a calda: coloque o açúcar em uma panela, em fogo baixo, e espere os grãos derreterem completamente, mexendo sempre com uma colher de pau. Em seguida, acrescente a água e misture por mais um tempo. No final, transfira a calda já pronta para a forma de pudim e espalhe bem, inclusive pelas laterais. Reserve.

Para fazer a massa, coloque o leite condensado, os ovos e o leite no liquidificador e bata em velocidade baixa ou média, até que a mistura fique homogênea. Deixe a massa descansar por 10 minutos e, depois, use uma colher para tirar as bolinhas e parte da espuma que fica por cima.

Transfira a massa para a forma com a calda e tampe o recipiente com uma folha de papel alumínio. Coloque a forma dentro de uma assadeira grande e redonda (com água até a metade) e leve para assar em banho-maria no forno preaquecido a 180°C por 1h40. Vale lembrar que esse cozimento mais lento é importante para que a massa asse por completo, de forma homogênea e fique sem furinhos no final.

Desenforme o pudim ainda morno e aqueça o fundo da forma, se necessário

Para evitar que o pudim desmanche na hora de virar, a melhor dica é fazer essa etapa quando a massa estiver morna, mas com a calda ainda levemente quente. Caso o doce já tenha esfriado completamente, o ideal é aquecer um pouco o fundo da forma no fogão, para que a calda amoleça novamente. Vire a assadeira em seguida e prontinho!

Matérias: Alimentação

Ver mais