Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é recamier e como limpar seu estofado
Cuide Bem 26/04/2021

O que é recamier e como limpar seu estofado

Limpar os estofados da casa regularmente é importante para evitar o acúmulo de ácaros e evitar possíveis manchas de mofo a longo prazo. O recamier, para quem não conhece, é um tipo de divã ou banco estofado (geralmente sem encosto) que costuma ficar posicionado nos pés da cama – onde você pode colocar almofadas, colchas e travesseiros extras na hora de dormir, por exemplo. Assim como o sofá da sala e outras poltronas da casa, ele precisa ser desinfetado com certa frequência. E, para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como limpar estofado de recamier e outros sem cometer erros.

Como limpar estofado de recamier de forma correta?

Para evitar o acúmulo de poeiras no recamier (ou em qualquer outra poltrona da casa), é muito importante fazer uma limpeza mais caprichada semanalmente ou a cada 15 dias. Para isso, é necessário tanto tirar o pó quanto limpar possíveis manchas. Veja o nosso passo a passo:

Passe um aspirador de pó semanalmente

A primeira dica é usar um aspirador de pó para tirar possíveis restos de alimentos, fios de cabelo, poeiras e outras sujeiras que ficam acumuladas no estofamento do recamier. O ideal é que você também passe um espanador ou flanela umedecida nos pés do recamier (que são geralmente de madeira) para tirar as sujeiras.

Use o produto de limpeza de acordo com o estofamento do recamier

Depois de tirar a poeira do recamier, é importante fazer uma lavagem usando produtos de limpeza que sejam adequados para o material em questão. Siga as nossas recomendações para não cometer erros:

Recamier de tecido

Para lavar recamier de tecido, a melhor dica é preparar uma solução de 1 litro de água, 200 ml de vinagre branco, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa de amaciante e 100 ml de álcool. Misture bem, transfira a solução para um borrifador e espirre diretamente no estofado. Use uma flanela macia para esfregar, tirando possíveis manchas do estofado. A melhor parte dessa solução é que, além de desinfetar o tecido, ela também deixa um cheirinho bem agradável.

Recamier de couro

Quando se trata de lavar estofados de couro, é necessário tomar certos cuidados, pois o material é bastante vulnerável à presença de umidade. Aqui, a melhor dica é usar um pano levemente umedecido com um pouco de detergente neutro. Esfregue suavemente todo o recamier e, depois, o ideal é também aplicar um hidratante para couro. Assim, o estofado fica impecável!

Recamier de camurça

Assim como o couro, a camurça não deve ser limpa com uma quantidade grande de água. Aqui, o ideal é usar uma escova de cerdas macias para tirar as sujeiras que ficam grudadas no estofamento. Caso necessário, mergulhe levemente a escova em uma solução de água com um pouco de detergente (ou sabão neutro) e esfregue diretamente no ponto sujo, seguindo sempre o sentido do estofamento. Depois, passe um pano seco e deixe o recamier em um local bem arejado para secar 100% e não gerar manchas de mofo.