Limpeza

Limpeza de sofá: como deixar o móvel livre de manchas e pelos

  Para tirar pelos de animais do sofá uma boa dica é passar uma esponja ou pano umedecido no local
Para tirar pelos de animais do sofá uma boa dica é passar uma esponja ou pano umedecido no local

Você já reparou que o sofá tem várias funções? Além de ser um dos lugares mais disputados da casa, ele serve de apoio para o prato de comida na hora da novela, pro copo de vinho numa noite a dois, pro material de estudo do seu filho (quem tem adolescente em casa sabe bem do que estamos falando) - e muitas vezes ainda embala a soneca do seu pet durante a tarde! Mas apesar de ser multifuncional, a moral da história você já conhece bem: vários farelos perdidos, manchas encardidas, pelos e uma longa faxina pela frente. E é por isso que reunimos as melhoras dicas para você aprender de uma vez por todas a como se livrar desse sufoco! Dá uma conferida!

Manchas de caneta

A mais temida de todas: aquela manchinha ou risco de caneta que ninguém sabe explicar como foi parar ali!

Para sofás de tecido

Há duas formas de resolver isso. A primeira é fazer uma solução de água, detergente (neutro) e vinagre e aplicar delicadamente sobre o local danificado com um pano limpo. Atenção a um detalhe superimportante: não esfregue o pano! Aumentar a superfície de contato é o mesmo que aumentar a mancha, ok? A segunda forma é utilizar um álcool líquido. Umedeça o pano com a substância e dê umas batidinhas sobre o risco de caneta. Em seguida, deixe a flanela apoiada na mancha por alguns segundos para que se absorva a tinta de caneta. O próximo passo é "encharcar" o local com água (para remover o excesso álcool) e posteriormente secá-lo com uma toalha limpa.

Para sofás de couro

Para os de couro, o procedimento é basicamente o mesmo. A única dica é aplicar um hidrante específico para couros no final do processo. Eles são apropriados para evitar o desgaste da superfície - e também ajudam em quaisquer possíveis falhas do processo.

Manchas de sangue

Uma dúvida pertinente principalmente para as mulheres, infelizmente. As manchas de sangue incomodam, e muito! E normalmente são difíceis de tirar, ainda mais quando o acidente não aconteceu recentemente.

Como tirar mancha de sangue que ainda está fresco

Seja ágil: esse é o primeiro passo! Assim que perceber a mancha coloque um pano embebedado de água fria sobre o local e conte alguns minutos para poder retirá-lo. Se a mancha persistir, não se preocupe, há outra alternativa. Com um pouco de sal, detergente (neutro) e água gelada, você deve aplicar o sal, deixar agir, lavá-lo com água e detergente em seguida e esfregar bem até a mancha desaparecer.

Como tirar mancha de sangue que já secou

Chegou o momento do faz tudo: o bicarbonato de sódio! Em uma vasilha, misture o bicarbonato com água fria (colocando uma quantidade superior de água), umedeça um pano na solução e aplique sobre o local manchado deixando agir por alguns minutos. Depois disso, pegue uma flanela umedecida também com água gelada e remova o excesso. Agora, é só esperar secar naturalmente e se deparar com um sofá limpinho novamente!

Manchas de vinho

Se derramar um pouco de vinho no sofá não se preocupe! Há uma maneira bem caseira e prática de resolver isso. Primeiro, se o incidente tiver ocorrido há pouquíssimo tempo, aplique algumas folhas de papel sobre o local e remova o máximo possível do líquido. Depois, pegue o limão que estiver dando sopa na geladeira e esprema um pouco do seu suco sobre a marca de vinho. Agora vem a parte da magia: vá até a cozinha, pegue um pouco de sal e aplique no local, esfregando bem! O ácido do limão ajuda a dissolver a mancha, enquanto o sol absorve o líquido. Deixe agir por um tempo e depois lave com água e sabão neutro!

Dica bônus: Todos os tipos de manchas mencionados até agora podem ser resolvidos com a simples ajuda de um tira manchas. Basta aplicar o produto no local indicado, esperar de acordo com as instruções da embalagem, e lavar normalmente. Apenas tenha certeza que o material da qual o sofá é feito pode receber o produto, ok?

Manchas de gordura

Um pouco mais fáceis de limpar (por incrível que pareça), as manchas de gordura podem ser removidas apenas com água e sabão. É bem simples. Basta pegar um pano de limpeza – ou utilizar o lado fofinho de uma esponja - e passar sabão (pastoso ou líquido) até que se forme uma espuma. Depois de agir, limpe o local com um pano seco e não se preocupe mais com as gorduras.

Pelos de animais

Remover os pelos do seu cachorro ou gato pode ser bem simples: com uma esponja, um pano ou um par de luvas úmidos, passe as mãos ao longo do tecido do sofá onde se encontram os pelos. O contato com o móvel mais a água causarão uma fricção, fazendo com que os pelos prendam no material e saiam aos poucos. Você também pode utilizar uma fita adesiva e aplicá-la ao longo do tecido! E ah, também tem a clássica alternativa de passar o aspirador de pó! Todas as opções são bem práticas e valem a pena! 

Matérias: Limpeza

Ver mais