Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cuide Bem 02/12/2020

Nada de grude! Como tirar chiclete do sofá sem estragá-lo

Quando se trata de chicletes, uma coisa é certa: todo o cuidado é pouco. Embora seja uma guloseima bastante apreciada por crianças e até mesmo adultos, a goma de mascar pode causar bastante estrago quando grudada em tecidos, especialmente o do sofá de casa. Mas calma, nem tudo está perdido! Com alguns passos simples você pode remover o chiclete do sofá sem estragá-lo. Quer saber como? Então dá uma olhada nas nossas dicas!

Utilize gelo para tirar chiclete do sofá sem danificar o tecido

Pode até parecer óbvio, mas você sabia que uma das melhores formas de tirar o chiclete do sofá ou de qualquer outro tecido é deixando ele endurecido? Pense bem: durante esse processo, a goma de mascar deixa de ser elástica, o que facilita (e muito!) a sua remoção. Sendo assim, o primeiro passo é separar algumas pedrinhas de gelo e uma luva para não queimar as mãos com a água congelada. Se o seu sofá não for impermeável, é importante envolver o gelo com um filme PVC para evitar danos ao tecido do móvel.

Depois disso, aplique as pedras de gelo sobre o sofá, posicionando bem em cima do chiclete. Pressione o gelo por um tempo e, em seguida, deixe agir por alguns minutos. Quando você perceber que a goma está endurecida, é só ir retirando com cuidado a guloseima pelas beiradas. Mas lembre-se: é importante ficar atento para não danificar o tecido na pressa, ok?

Remova a goma de mascar com um pouco de álcool

Assim como o gelo, o álcool também é um ingrediente infalível na hora de tirar chiclete do sofá. Mas, antes de mais nada, é importante se certificar de que o seu móvel seja impermeável para evitar manchas e danos no seu tecido. Depois disso, é hora de começar o processo: separe uma esponja para aplicar a substância sobre a goma de mascar até que ela fique durinha, da mesma forma que acontece com o gelo. Se não funcionar pela primeira vez, umedeça mais a esponja e tente novamente. Por fim, remova o chiclete endurecido com cuidado. Fácil, né?!

Evite esfregar ou puxar para desgrudar o chiclete do sofá

Ao notar que o chiclete grudou no sofá, é comum que a primeira reação seja sempre a de tentar puxá-lo ou esfregá-lo até sair. No entanto, a tentativa pode ser um grande erro, já que alguns pedacinhos parecem que não vão sair de jeito nenhum. Por isso, é importante evitar essas atitudes e seguir o passo a passo das dicas acima. Acredite: com uma boa dose de paciência e os truques certos, você conseguirá tirar o chiclete do sofá sem estragá-lo.