Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Material de estudo organizado: entenda como a arrumação vai te ajudar a aprender melhor
Meu Lar 29/03/2019

Material de estudo organizado: entenda como a arrumação vai te ajudar a aprender melhor

Sabe quando você tem uma prova importante e precisa se concentrar nos estudos? Pois é, para muitas pessoas não é tão fácil focar nos livros e anotações – principalmente quando existem distrações ao redor. Por isso, um dos pontos mais importantes é garantir que você esteja em um ambiente propício (arrumado e bem limpo) para estudar e conseguir se concentrar. Para te ajudar nessa missão, nós separamos umas dicas de arrumação para estimular os estudos. Dá uma conferida!

Prepare a mesa de estudos antes de começar

Antes de começar a estudar, a primeira coisa que você deve fazer é arrumar a sua mesa de estudos. Quanto a isso, aqui vai uma dica de ouro: evite estudar deitado na cama ou no chão, pois assim você tende a se distrair mais (vem o famoso soninho) e também fica difícil manter uma boa postura, já que a coluna não fica reta como deveria.

Para arrumar a mesa, o ideal é que você retire tudo aquilo que não será usado. Deixe apenas uma luminária, de modo que a luz fique direcionada para os livros e papéis que serão usados. O notebook, que muita gente usa para escrever e pesquisar, também pode ficar em cima da mesa. Deixe também os cadernos que serão usados na hora, assim como os lápis, canetas e marcadores – que devem ficar dentro de um porta lápis ou copo, para ocuparem menos espaço.

O ideal é que você deixe apenas esses itens que citamos e retire todo o resto de cima da mesa (mesmo que temporariamente) para que haja mais espaço livre. Quanto mais clean estiver a escrivaninha, mais fácil será para se concentrar e também organizar os papéis do estudo.

Use fichários ou pastas para separar e guardar os papéis

Para manter o material de estudo organizado (em especial, as folhas com anotações) você pode recorrer ao fichário. Ele ajuda a manter os papéis devidamente presos, organizados e até mesmo separadas por assuntos/ matérias. Assim, você evita que anotações de diferentes assuntos se misturem e acaba agilizando a procura do material na hora de estudar.

Retire possíveis distrações da mesa

Sabe aquele porta retrato, adesivo ou até mesmo recadinho que faz com que você se distraia? Então, eles também precisam sair da mesa na hora do estudo. Como já falamos, quanto menos itens estiverem na escrivaninha, mais fácil será de você se concentrar. Isso também inclui aparelhos eletrônicos, principalmente o celular, que acabam sendo uma grande distração na hora do estudo. Caso você não vá usar o notebook, o ideal é deixá-lo desligado e fora da mesa (para liberar mais espaço). Assim, você também não sofre com a tentação de ficar nas redes sociais.

Use etiquetas para identificar pastas, documentos e papéis

Usar etiquetas é uma das melhores formas de organizar e identificar papéis. Por isso, uma boa dica é sair etiquetando tudo (folhas, pastas, livros e cadernos) para facilitar a sua vida na hora de estudar. Uma boa dica é usar uma etiqueta para cada matéria, nomeando de acordo com a disciplina: Matemática; Português; História; Geografia e por aí vai.

Você também pode usar post-its para fazer anotações nos livros ou até mesmo marcar alguma linha, parágrafo ou página importante para aquele tema. Quando mantemos a papelada devidamente arrumada (e com etiquetas) não perdemos tempo procurando durante o estudo. Fica a dica!