Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O teclado do computador também precisa de cuidados! Descubra como tirar toda a sujeira acumulada nas teclas
Meu Lar 14/01/2019

O teclado do computador também precisa de cuidados! Descubra como tirar toda a sujeira acumulada nas teclas

Não tem jeito: cada vez mais o nosso trabalho está atrelado ao computador. Por mais que você não trabalhe nele o dia inteiro, em algum momento terá que buscar algo ou salvar arquivos que vão te ajudar no futuro. Sem falar no tempo de lazer gasto em frente à tela! Com isso, mesmo que você não coma perto do seu teclado, ele vai acumulando sujeira, que com o passar do tempo pode até prejudicar o seu bom funcionamento. Mas você sabia que com simples cuidados ele pode ficar novinho em folha? Aprenda como limpar seu teclado:

Vire o teclado ao contrário para tirar o excesso de sujeira

A primeira dica para quem quer deixar o teclado bem limpo é desconectá-lo, virá-lo ao contrário e bater no lado que está para cima (o de trás) para que o excesso de sujeira caia. Não estranhe se ver pedaços de pão, batata chips ou qualquer outro tipo de comida que você consume na frente do computador. Para evitar fazer mais bagunça, coloque uma folha de jornal no lugar onde toda a poeira e pequenos dejetos vão cair. Também evite suspender muito, para que o conteúdo não caia longe do espaço delimitado.

Use um aspirador de pó para retirar a sujeira que não saiu

Caso você possua um aspirador de pó em casa não tenha medo de usá-lo! Afinal, ele vai ser de grande ajuda para remover o resto de sujeira que não caiu quando você virou o teclado ao contrário e deu batidinhas. Apenas fique atento para que ele não esteja em uma intensidade forte demais, porque nesse caso corre o risco de ele sugar as suas teclas! Claro que a chance é pequena, mas como ela existe achamos melhor avisar.

Se possível, remova as teclas para uma limpeza mais eficaz

Por fim, se for uma pessoa habilidosa a nossa sugestão é remover as teclas do teclado para fazer uma limpeza mais completa. A dica é apenas evitar tirar 4 teclas: enter, espaço, shift e tab, pois essas são mais chatinhas de recolocar. A cada peça que for retirando limpe com flanela embebida em álcool e deixe secar. Não se esqueça de passar também na parte que ficou sem as teclas. Depois, coloque tudo no lugar e pronto!

Dica: Tire antes uma foto das teclas com o celular para saber exatamente a posição de cada uma delas – isso vai facilitar muito seu trabalho na hora de recolocá-las, acredite.

Como limpar teclado de notebook

No caso dos notebooks o processo vai ser um pouco diferente. Em primeiro lugar, não dá para virá-lo de cabeça para baixo e dar batidinhas porque o teclado está atrelado ao laptop – você pode até tentar para tirar o excesso, só não será tão eficaz quanto é com o teclado solto. Retirar as teclas também não é uma possibilidade, já que isso deve ser feito apenas por pessoas especializadas. Portanto, embora a ideia de usar um aspirador continue válida, vamos te dar outra alternativa caso você não tenha um em casa.

Lembra da dica da flanela? Então, dessa vez você vai usar hastes flexíveis para efetuar a limpeza. É só passar o álcool na ponta com algodão e ir passando pacientemente entre os espaços das teclas. Use quantos forem necessários até ter certeza que está tudo bem limpo e pronto! Viu como foi fácil? Lembrando que limpar o teclado é tão importante quanto limpar a tela do celular, já que nos dois locais há um grande acúmulo de bactérias. Portanto, evite comer perto do computador e tire toda a sujeira do teclado com frequência.

Produtos relacionados