Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Gato pode comer ovo? Descubra se o alimento é recomendado para os felinos
Pet Care 15/02/2022

Gato pode comer ovo? Descubra se o alimento é recomendado para os felinos

Além de oferecer ração úmida ou seca para o seu gatinho, que tal pensar em alimentos naturais e nutritivos para incrementar o cardápio do felino? Você já se perguntou, por exemplo, se gato pode comer ovo? Esse alimento tem um alto teor de proteínas, minerais, vitaminas e funciona como ótima fonte de energia. Mas será que o ovo pode ser tóxico para os pets? Para responder essas perguntas, nós preparamos uma matéria esclarecendo se gato pode comer ovo cozido, cru e outras fontes proteicas. Vale a pena conferir!

Afinal, gato pode comer ovo?

Incluir fontes proteicas na dieta do gato costuma trazer vários benefícios – afinal, o bichano precisa ingerir uma quantidade maior de carnes e derivados (proteínas) do que carboidratos no dia a dia. Por isso, o ovo cozido está sim liberado na alimentação do felino – sendo considerado, inclusive, um dos melhores alimentos para incrementar a dieta do animal.

O mais indicado é oferecer ovo cozido para gato na hora de servir a ração seca ou, então, para montar um cardápio de alimentação natural, o que deve ser feito junto com o veterinário (nesse caso, adicione vegetais como brócolis, cenoura, batata-doce e até carnes cozidas para deixar a comida mais completa em termos nutricionais). Vale destacar que o ovo deve ser preparado sem temperos e, de preferência, servido em pedaços pequenos.

Outra boa notícia é que gatos podem comer ovos de diferentes tipos – de galinha, de codorna e até de pata, que são ricos em proteínas, cálcio e ferro, nutrientes que fortalecem os ossos e músculos do felino. Os ovos têm baixa quantidade de carboidratos, açúcar, são pouco gordurosos e ajudam no desenvolvimento dos gatos

Ovo cru para gato é permitido?

Embora o gato possa comer ovo cozido no dia a dia, a versão crua do alimento já não é tão indicada. Isso porque o ovo cru pode conter uma série de bactérias – como a avidina, encontrada geralmente na clara – capazes de causar intoxicações e problemas maiores nos animais. Por isso, não é indicado oferecer ovo cru e nem carnes cruas para o seu pet, ok? Você pode cozinhar ovos, patinho moído, frango e outras proteínas sem temperos para incrementar a alimentação diária do gatinho.

Ovo cozido para gato deve ser oferecido de forma moderada

Para não cometer erros na alimentação do gato, é muito importante ficar atento às quantidades. Gatos adultos de porte pequeno (de 3 kg a 4 kg), por exemplo, devem comer cerca de 55 g de ração por dia, enquanto os de porte grande (de 5 kg a 7 kg) podem comer em média 75 g de comida.

Caso você queira usar o ovo para incrementar essa alimentação, é muito importante fazer isso de forma moderada. O indicado, por exemplo, é oferecer o ovo apenas 1 ou 2 vezes na semana, sempre como complemento à ração. Caso você exagere, corre o risco de o gato sofrer com colesterol alto e outros desequilíbrios nutricionais. Por isso, evite pesar a mão no ovo cozido, ok? Para não correr o risco de montar um cardápio desequilibrado nutricionalmente para o gatinho, o ideal é sempre consultar um veterinário.