Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ração seca ou úmida: as vantagens de cada tipo de alimento para seu gato
Pet Care 21/08/2019

Ração seca ou úmida: as vantagens de cada tipo de alimento para seu gato

Você que tem um pet com certeza se preocupa com a alimentação dele. E no caso de quem compartilha o lar com um gatinho ainda fica a dúvida: a melhor ração é a seca ou úmida? Muitas vezes, você pode não saber qual comprar ou qual é a melhor para o seu animal. Se você compartilha essa dúvida, não é o único! Mas relaxa, que nós preparamos o guia definitivo para você não hesitar mais na hora de comprar a refeição do seu bichinho.

Ração seca ajuda a limpar os dentes do gato

A ração seca é a mais disponível no mercado, em diversos sabores e formas. Tem como pontos positivos ter um preço mais acessível, ser mais prática – pois não exige a troca imediata da ração – e limpa os dentinhos do pet. O lado ruim da ração seca é que ela não possui uma grande quantidade de água, o que pode ser um problema, pois os gatos não têm tanto costume de beber água como os cachorros e é necessário manter o bichinho hidratado.

Ração úmida é mais saudável

A ração úmida, geralmente comercializada em sachês ou latinhas, oferece menores porções de alimento. Por vir em menor quantidade – e geralmente agradar mais o paladar dos gatos – ela é interpretada muitas vezes como “sobremesa” ou “brinde”, algo a ser oferecido aos bichinhos como premiação. Só que associamos logo a sobremesa com algo que não é lá muito saudável, né? Neste caso, é diferente! O que a maioria das pessoas não sabe é que isso não é verdade! A ração úmida é tão benéfica para a saúde do seu felino quanto a seca – às vezes até mais, inclusive. Com alta concentração de água, a hidratação é um ponto forte dessa opção. Ela também costuma ser mais diversificada do que a seca, mais saborosa e a preferida dos felinos. No entanto, como pontos negativos, ela acaba sendo mais salgada no preço, e não pode ser deixada no pote de alimentação por muito tempo – ao contrário da seca, a ração úmida corre o risco de azedar.

Mas, afinal, qual ração é melhor?

Isso depende de vários fatores. Seu gato bebe muita ou pouca água? Quanto você pode pagar pela alimentação do seu bichinho? Ele aceita bem a ração? É filhote ou mais velho? Tudo isso varia de cada animal. O importante é diversificar a alimentação do seu gato, para que ele possa desfrutar do melhor das duas opções – e você também possa ter a certeza de estar oferecendo o melhor para o seu pet!