Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como calcular a quantidade de ração para gato
Pet Care 30/08/2021

Como calcular a quantidade de ração para gato

Você sabe como calcular corretamente a quantidade de ração para gato? Assim como nós, humanos, os felinos precisam consumir certos nutrientes diariamente. Cuidar da alimentação dos animais é uma tarefa importante para os donos de pet, principalmente os que acabaram de adotar um filhote. Então, manter o bichano bem nutrido e hidratado é importante para garantir uma vida saudável e prolongada para o animal. Por isso, nós conversamos com a veterinária Nathalia Breder para entender melhor sobre qual seria a porção de ração para gatos e outras dicas de como criar os felinos!

Consulta nutricional é melhor maneira de calcular quantidade de ração para gatos

Apesar de toda pesquisa que pode ser feita na internet sobre a alimentação ideal para os animais domésticos, seja ração seca ou úmida, Nathalia afirma que a melhor maneira de calcular quantidade de ração para gatos é através de uma consulta nutricional com algum veterinário ou zootecnista que trabalhe com nutrição pet.

“Ele vai calcular a quantidade de comida de acordo com o biotipo do felino, rotina na casa, condição corporal e necessidade calórica. Vai indicar também quais os melhores alimentos, tipos de ração e indicar a quantidade e frequência de petiscos”, explica a veterinária.

Alternativa à consulta nutricional é seguir orientações na embalagem da ração

Às vezes, encontrar um bom profissional por um valor acessível pode ser difícil. Então, caso não tenha um profissional ou não seja possível realizar uma consulta nutricional, Nathalia indica que o mais recomendado é seguir a informação de quantidade indicada na embalagem da ração. Os produtos costumam apresentar instruções de acordo com o peso e idade, o que facilita a distribuição da comida.

Lista de quantidade de ração para gato

Em um cardápio de alimentação natural para os bichanos, a quantidade de alimentos pode variar. Porém, veja agora uma pequena lista com os números indicados aproximados de ração para cada idade dos felinos abaixo:

  • 0 a 2 meses: 25g a 40g;
  • 2 a 3 meses: 40g a 50g;
  • 3 a 4 meses: 50g a 60g;
  • 4 a 6 meses: 60g a 70g;
  • 6 a 12 meses: 70g a 80g.

Porção de ração para gatos deve ser distribuída em 3 ou 4 refeições por dia

A profissional afirma que, apesar de haver uma quantidade diária de gramas indicados para cada pet, esse número deve ser dividido em 3 ou 4 refeições ao longo do dia. “Os gatinhos têm o hábito de comer ‘petiscando’, eles vão no pratinho de comida várias vezes ao dia e gostam sempre de comida fresca. Por isso, ao invés de colocar toda a quantidade de ração de manhã, o conselho é dividir de 3 a 4 vezes ao longo do dia”, sugere Nathalia.

A veterinária também chama atenção para a importância de fornecer apenas a quantidade indicada por dia. “Colocar uma quantidade à vontade para o bichano pode levar à obesidade e outras doenças concomitantes ao sobrepeso”, sinaliza.

Procure um veterinário para entender rotina de alimentação dos gatos

Se você acabou de adotar um gato, Nathalia preparou algumas dicas para você! Segundo a especialista, é muito importante procurar um veterinário logo na primeira semana. “Veja o que ele vai explicar sobre vacinas, rotina do gato, formas de alimentação e quais os melhores alimentos disponíveis no mercado de acordo com a necessidade do gatinho”, aconselha a profissional.

Ainda de acordo com Nathalia, vale lembrar da especialidade de médico veterinário, que trabalha apenas com felinos. “Esses seriam os mais indicados para iniciar o acompanhamento como um todo, não só alimentar. Sempre tendo em mente que os gatos têm rotinas totalmente diferentes dos cães e, por isso, precisam de uma atenção diferenciada”, finaliza.

*Nathalia Breder (CRMV/RJ 9287) é formada em medicina veterinária pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e mestranda em Nutrição pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)