Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como usar panela de pressão elétrica? Veja dicas para cozinhar sem medo
Meu Lar 15/07/2021

Como usar panela de pressão elétrica? Veja dicas para cozinhar sem medo

Para economizar gás de cozinha e ter mais praticidade no preparo das comidas, uma ótima dica é recorrer à panela de pressão elétrica – útil para preparar arroz, feijão, macarrão, sopa, risoto e diferentes tipos de pratos. Assim como a panela de pressão comum, ela agiliza o tempo de cozimento e ainda deixa carnes e vegetais mais macios. A melhor parte é que ela é segura (ótima para quem tem medo de panela de pressão), tem funções simples e pode ser usada em qualquer lugar da cozinha – afinal, não é necessário recorrer ao fogão, basta ligá-la direto na tomada. Confira já dicas de como usar panela de pressão elétrica sem cometer erros!

Como usar panela de pressão elétrica?

Para usar a panela de pressão elétrica da melhor maneira possível, é muito importante entender todas as suas funções. Além de ter uma tampa hermética com travamento automático – o que garante mais segurança e, ao mesmo tempo, acelera o processo de cozimento -, ela dispõe de outros dispositivos e comandos que fazem total diferença, principalmente para quem não tem muita prática na cozinha.

Vale destacar, ainda, que existem dois modelos básicos desse tipo de panela: um analógico (que possui um timer, que você precisa ajustar manualmente) e outro digital (possui um painel digital com botões mais específicos de comando). Os dois modelos cumprem as mesmas funções, mas se diferenciam no modo de operar.

Funções e dispositivos da panela de pressão elétrica analógica ou digital

– Tampa hermética

– Cuba interna (semelhante à da airfryer)

– Coletor (um pequeno recipiente de plástico que fica fora e retém a água da tampa)

– Válvula de alívio de pressão

– Painel digital com alguns comandos (como: Timer, Aquece/Cancela, Carnes, Feijão, Arroz, Legumes)

– Painel analógico (vem com um botão termostato e permite, geralmente, um tempo de cozimento entre 0 e 60 minutos; vem com indicações de alimentos, como “Arroz”, “Feijão”, “Legumes”, “Carne Bovina” e “Peixes”)

– Timer (função de preparo futuro, permite que você agende o cozimento para alguma hora específica)

– Função “Manter Aquecido” (ajuda a manter o alimento quente por algumas horas)

– Desligamento automático com o fim do cozimento

– Aviso sonoro indicando que o alimento está pronto

Leia o manual e utilize os botões para iniciar o cozimento

Antes de começar a usar a panela de pressão elétrica, o ideal é que você leia o manual e os adesivos que vêm com instruções na tampa – geralmente, o tutorial é bem simples e fácil de entender. Um ponto muito positivo desse tipo de panela, inclusive, é que ela dispõe de um mecanismo de segurança que impede o seu funcionamento caso a tampa não esteja bem fechada. Ou seja, ela só pega pressão caso realmente não esteja escapando nenhum vapor, o que evita possíveis acidentes. Uma maravilha, né?

Além disso, por ser hermética e não liberar vapor, ela é bastante silenciosa (não tem aquele chiado característico de panela de pressão) e pode cozinhar os alimentos sem usar água. Ou seja, caso você queira fazer uma carne de panela ou legumes cozidos, você pode colocar apenas o alimento com temperos – assim, a tendência é que a comida fique bem saborosa, nutritiva e apenas com aquele caldo natural.

Para fazer feijão na panela de pressão elétrica, por exemplo, basta colocar os temperos (alho, azeite, sal, pimenta etc.), os grãos lavados e escorridos (devem ter ficado de molho por pelo menos 8 horas) e a água. Em seguida, tampe a panela, aperte o botão “Feijão” e selecione o tempo de cozimento. Caso a panela seja analógica, basta rodar o botão termostato até o tempo escolhido. Quando o alimento estiver pronto, a panela desligará sozinha e fará um som para indicar que está pronto.