Economia do lar

Como usar panela de pressão elétrica? Veja dicas para cozinhar sem medo

Para usar panela de pressão elétrica, basta despejar os alimentos dentro (arroz, feijão, carnes, legumes etc.), adicionar os temperos, a água (se necessário), tampar e selecionar o tempo
Para usar panela de pressão elétrica, basta despejar os alimentos dentro (arroz, feijão, carnes, legumes etc.), adicionar os temperos, a água (se necessário), tampar e selecionar o tempo

Para economizar gás de cozinha e ter mais praticidade no preparo das comidas, uma ótima dica é recorrer à panela de pressão elétrica - útil para preparar arroz, feijão, macarrão, sopa, risoto e diferentes tipos de pratos. Assim como a panela de pressão comum, ela agiliza o tempo de cozimento e ainda deixa carnes e vegetais mais macios. A melhor parte é que ela é segura (ótima para quem tem medo de panela de pressão), tem funções simples e pode ser usada em qualquer lugar da cozinha - afinal, não é necessário recorrer ao fogão, basta ligá-la direto na tomada. Confira já dicas de como usar panela de pressão elétrica sem cometer erros!

Como usar panela de pressão elétrica?

Para usar a panela de pressão elétrica da melhor maneira possível, é muito importante entender todas as suas funções. Além de ter uma tampa hermética com travamento automático - o que garante mais segurança e, ao mesmo tempo, acelera o processo de cozimento -, ela dispõe de outros dispositivos e comandos que fazem total diferença, principalmente para quem não tem muita prática na cozinha.

Vale destacar, ainda, que existem dois modelos básicos desse tipo de panela: um analógico (que possui um timer, que você precisa ajustar manualmente) e outro digital (possui um painel digital com botões mais específicos de comando). Os dois modelos cumprem as mesmas funções, mas se diferenciam no modo de operar.

Funções e dispositivos da panela de pressão elétrica analógica ou digital

- Tampa hermética

- Cuba interna (semelhante à da airfryer)

- Coletor (um pequeno recipiente de plástico que fica fora e retém a água da tampa)

- Válvula de alívio de pressão

- Painel digital com alguns comandos (como: Timer, Aquece/Cancela, Carnes, Feijão, Arroz, Legumes)

- Painel analógico (vem com um botão termostato e permite, geralmente, um tempo de cozimento entre 0 e 60 minutos; vem com indicações de alimentos, como "Arroz", "Feijão", "Legumes", "Carne Bovina" e "Peixes")

- Timer (função de preparo futuro, permite que você agende o cozimento para alguma hora específica)

- Função "Manter Aquecido" (ajuda a manter o alimento quente por algumas horas)

- Desligamento automático com o fim do cozimento

- Aviso sonoro indicando que o alimento está pronto

Leia o manual e utilize os botões para iniciar o cozimento

Antes de começar a usar a panela de pressão elétrica, o ideal é que você leia o manual e os adesivos que vêm com instruções na tampa - geralmente, o tutorial é bem simples e fácil de entender. Um ponto muito positivo desse tipo de panela, inclusive, é que ela dispõe de um mecanismo de segurança que impede o seu funcionamento caso a tampa não esteja bem fechada. Ou seja, ela só pega pressão caso realmente não esteja escapando nenhum vapor, o que evita possíveis acidentes. Uma maravilha, né?

Além disso, por ser hermética e não liberar vapor, ela é bastante silenciosa (não tem aquele chiado característico de panela de pressão) e pode cozinhar os alimentos sem usar água. Ou seja, caso você queira fazer uma carne de panela ou legumes cozidos, você pode colocar apenas o alimento com temperos - assim, a tendência é que a comida fique bem saborosa, nutritiva e apenas com aquele caldo natural.

Para fazer feijão na panela de pressão elétrica, por exemplo, basta colocar os temperos (alho, azeite, sal, pimenta etc.), os grãos lavados e escorridos (devem ter ficado de molho por pelo menos 8 horas) e a água. Em seguida, tampe a panela, aperte o botão “Feijão” e selecione o tempo de cozimento. Caso a panela seja analógica, basta rodar o botão termostato até o tempo escolhido. Quando o alimento estiver pronto, a panela desligará sozinha e fará um som para indicar que está pronto.

Matérias: Economia do lar

Ver mais