Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar mancha de suco de uva da roupa
Cuide Bem 07/01/2020

Como tirar mancha de suco de uva da roupa

Quem nunca deixou cair suco, café, molho ou comida na roupa? Quando esse tipo de acidente acontece, é muito importante agir rápido – e usar os produtos de limpeza certos – para evitar que o tecido fique manchado de forma definitiva. Para te ajudar nesse assunto, nós separamos um tutorial de como tirar mancha de suco de uva (ou até mesmo vinho) de diferentes tipos de roupas. Confira!

Use uma solução de vinagre + água

Quando se trata de remover cheiros e manchas, o vinagre é um dos maiores aliados! Comece tirando o excesso de suco da roupa com um papel toalha. Depois, prepare uma solução de água + vinagre, aplique no local, esfregue com uma esponja ou escova de dentes velha e, então, espere 20 minutos. Aí é só enxaguar!

Vale lembrar que, quanto antes você agir sobre a mancha, mais facilmente ela sairá. Por isso, tente limpar o tecido antes de a mancha secar. Caso necessário, repita o processo e, por fim, lave a roupa normalmente com sabão.

Obs.: Tome cuidado para não usar água quente durante a lavagem, pois a alta temperatura pode fazer com que a mancha acabe fixando ainda mais no tecido. Use sempre água fria ou morna, ok?

Recorra a um tira manchas

Muita gente acaba esquecendo, mas existem produtos específicos para remover diferentes tipos de manchas. Então, para garantir 100% de êxito na limpeza, a nossa dica é recorrer a um tira manchas na hora de remover o suco de uva do tecido. Geralmente, é necessário deixar o produto atuando na mancha por uns 20 minutos e, depois, lavar a roupa normalmente com sabão.

Faça uma mistura de vinagre, sabonete líquido e água oxigenada

Outra mistura que dá supercerto é a de vinagre com sabonete líquido e água oxigenada. No entanto, ela deve ser usada com cuidado, pois pode acabar desbotando certos tipos de tecidos.

Para evitar esse tipo de problema, a nossa sugestão é aplicar um pouco da mistura em um canto do tecido e, se não desbotar, aplique no local da mancha. Deixe de molho por uns 20 minutos e, depois, lave a peça normalmente com sabão.

Veja mais