Lavanderia

Como lavar tapete felpudo? As dicas para deixar o material limpo sem que os pelos soltem

Para lavar tapete felpudo, o ideal é usar uma solução desinfetante de água, vinagre branco, sabão líquido e álcool e, então, usar uma escova para esfregar bem os pelos
Para lavar tapete felpudo, o ideal é usar uma solução desinfetante de água, vinagre branco, sabão líquido e álcool e, então, usar uma escova para esfregar bem os pelos

Responsáveis por garantir mais conforto, beleza e aconchego aos cômodos da casa, os tapetes fazem toda a diferença na decoração, não é mesmo? Mas, para que fiquem sempre bonitos e higienizados (livres de poeiras e ácaros), é muito importante que eles sejam limpos com certa frequência. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como lavar tapete felpudo de forma eficiente. Confira!

Comece passando aspirador de pó

A primeira coisa que você precisa fazer é remover as poeiras e outras sujeiras (como fios de cabelo, farelos e fiapos soltos) com a ajuda do aspirador de pó. Com esse aparelho, é possível remover as sujeiras que ficam impregnadas entre os pelos do tapete - para isso, inclusive, o ideal é que você passe o aspirador em todos os sentidos. Você pode fazer essa limpeza uma vez por semana para manter o tapete livre de ácaros e, assim, evitar problemas como alergias.

Faça uma limpeza a seco com bicarbonato de sódio

O segundo passo para limpar bem o tapete felpudo é recorrer ao bicarbonato de sódio para eliminar os microrganismos e o mau odor do tecido. Para isso, basta jogar o bicarbonato por toda a extensão do tapete e, depois, é só usar as mãos para espalhar melhor o produto. Espere cerca de 15 minutos e, depois, passe o aspirador novamente para remover o excesso de bicarbonato. Essa etapa é importante para eliminar os ácaros e desinfetar o tapete felpudo mais a fundo.

Borrife uma solução de água, vinagre branco, sabão líquido e álcool

Agora que você já fez uma boa limpeza a seco (com bicarbonato de sódio e aspirador de pó), chegou a hora de fazer uma lavagem profunda no tapete usando os produtos certos. Para isso, a nossa sugestão é preparar uma solução desinfetante: 500 ml de água, 250 ml de vinagre branco, 2 colheres de sopa de sabão líquido e 2 colheres de sopa de álcool de eucalipto. Misture bem esses produtos e coloque no borrifador. Em seguida, espirre a solução por todo o tapete e, com a ajuda de uma escova ou uma vassoura, esfregue bem todo o tecido.

A melhor parte de usar uma solução desinfetante é que, assim, você remove todas as sujeiras, bactérias e ainda deixa um cheirinho agradável no tecido (principalmente por conta do sabão e do álcool de eucalipto). Apenas tome cuidado para não exagerar demais na aplicação e, assim, acabar encharcando o tapete, ok? O ideal é que o tecido fique apenas úmido - e não completamente molhado. Depois de esfregar com a ajuda da escova, uma boa dica é ligar o ventilador de teto para que o tapete seque mais rápido. Se julgar necessário, você até pode usar um secador de cabelo para agilizar o processo. Não tem erro!

Obs.: Não se esqueça de limpar o fundo do tapete (parte que fica em contato com o piso). Para, você pode usar um pano umedecido ou recorrer à solução desinfetante que recomendamos.

Matérias: Lavanderia

Ver mais