Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 tipos de tapete e como limpá-los com eficiência e rapidez
Cuide Bem 04/01/2019

5 tipos de tapete e como limpá-los com eficiência e rapidez

Do quarto à sala, o tapete certo é capaz de transformar qualquer ambiente. Entretanto, cada um traz também suas particularidades quanto à limpeza – um passo superimportante para evitar alergias e o acúmulo de bactérias e outros organismos prejudiciais à saúde. Quer saber mais? Preparamos um guia completo sobre os tipos mais comuns de tapete e a forma correta de limpá-los. Confere só!

1. Tapetes felpudos podem ser limpos com detergente e amaciante

Tendência no universo de decoração, os tapetes felpudos – também conhecidos como shaggy – deixam a atmosfera de qualquer ambiente mais confortável e aconchegante. Entretanto, a pelagem também exige maiores cuidados para que a peça não acumule germes ou ácaros. Para limpar esse tipo de tapete, comece aspirando-o para remover toda a poeira. Depois, prepare uma mistura com partes iguais de água e detergente e aplique em sua superfície. Uma boa dica é usar uma escova macia para ajudar a remover manchas, escovando delicadamente no sentido dos fios. Caso os pelos do seu tapete sejam mais compridos, você também pode misturar amaciante à solução de água e detergente para deixá-los mais suaves ao toque.

2. Manchas em tapetes persas devem ser removidas com água, detergente e vinagre

Clássicos, os tapetes persas costumam ser feitos de materiais como lã e seda, tingidos com pigmentos naturais – o que pede um cuidado ainda maior na hora da limpeza. Use o aspirador para limpar as franjas nas laterais e remover toda a poeira do tapete. O ideal é lavá-lo com água fria e sabonete neutro, o que ajuda a evitar que ele desbote. Para remover manchas mais resistentes, como as de café, vinho ou as causadas por animais de estimação, use um pouco de vinagre branco, detergente e água na área afetada.

3. Tapetes sintéticos em geral podem ser lavados na máquina de lavar

Os tapetes sintéticos costumam ser mais acessíveis e são feitos de fibras como náilon, acrílico e poliéster. Por serem mais resistentes, são ideais para salas de estar, corredores ou ambientes de grande circulação. Muitas vezes, eles podem ser lavados na máquina de lavar – por isso, vale a pena conferir as instruções na etiqueta! Caso esse não seja o caso, você pode lavá-los à mão no tanque ou remover as manchas com um pouco de água e detergente.

4. Use sabão neutro para limpar tapetes de fibras naturais

Conhecidos pelo visual mais rústico, os tapetes de fibras naturais podem ser feitos de materiais como sisal, fibra de coco, juta, seagrass e mountaingrass. Para limpá-los, primeiro sacuda o tapete e aspire para remover a poeira. Depois, use sabão neutro pela extensão das fibras naturais e enxague com um pano úmido para retirar o produto.

5. Tapetes para banheiro pedem cuidados diferentes

Os tapetes para o banheiro, tanto os de tecido quanto os de borracha, merecem atenção especial para evitar o acúmulo de bactérias e sujeira. Para lavar as peças de borracha, use água morna ou quente e pouco de água sanitária – lembrando sempre de usar luvas para proteger as mãos. No caso de tapetes de banheiro feitos de tecido, você pode colocá-los na máquina de lavar normalmente, usando água quente para eliminar mofos e outros organismos prejudiciais à saúde.