Alimentação

Como fazer bolinho de chuva simples

A receita e bolinho de chuva, bastante popular no Brasil, é feita tradicionalmente com farinha de trigo, açúcar, ovo, leite, fermento e uma cobertura de açúcar e canela
A receita e bolinho de chuva, bastante popular no Brasil, é feita tradicionalmente com farinha de trigo, açúcar, ovo, leite, fermento e uma cobertura de açúcar e canela

Famoso nas culinárias do Brasil, de Portugal e de alguns países da África, o bolinho de chuva é uma receita bem saborosa, feita tradicionalmente com uma massa frita (composta por ovos, leite, farinha de trigo e fermento) e uma cobertura caprichada de açúcar e canela. Além de ser bem fácil de preparar, esse bolinho é uma ótima opção para servir de lanche para as crianças. Uma ótima ideia para adocicar esse momento, inclusive, é servir potes com doce de leite e brigadeiro para comer junto. Fica bem saboroso! Aqui, nós separamos um tutorial de como fazer bolinho de chuva simples usando os melhores ingredientes.

Como fazer bolinho de chuva sequinho?

Para fazer uma receita de bolinho de chuva macia e sequinha, o mais importante é acertar na proporção dos ingredientes e, depois, realizar a fritura com o óleo na temperatura certa. Caso você deixe-o esquentar demais, é bem provável que a massa fique crua por dentro. Por isso, a nossa dica é deixar o óleo em uma temperatura média de 150°C.

Você vai precisar de: 1 ovo, 1 xícara de açúcar, 1 xícara de leite (em temperatura ambiente), 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional), 2 ½ xícaras de farinha de trigo, 1 pitada de sal, 1 colher de sopa de fermento em pó, óleo para fritar, mistura de açúcar e canela a gosto para polvilhar.

Em uma bacia, coloque o ovo, o açúcar e misture bem com uma colher de pau ou espátula. Em seguida, adicione o leite (em temperatura ambiente) e misture mais. Para dar um toque de sabor, uma boa dica é acrescentar a essência de baunilha e mexer bem. Após garantir que essa mistura está homogênea, acrescente a farinha de trigo aos poucos e siga misturando bastante. Depois, adicione uma pitada de sal, o fermento em pó e misture até que a massa fique firme. A boa notícia é que não há necessidade de sovar nesse caso!

Agora que a massa está pronta, chegou a hora de montar os bolinhos e fritá-los. Em uma panela, coloque óleo limpo (para o resultado ficar mais saboroso) e deixe-o esquentar até a temperatura média de 150°C. Tome bastante cuidado para o óleo não ficar quente demais, ok? Em seguida, você já deve colocar os bolinhos para fritar. Aqui, o ideal é usar duas colheres de sobremesa: pegue um pouco da massa com uma e, com a outra colher, empurre a massa para dentro do óleo quente. Espere os bolinhos dourarem, mexa-os com uma espátula para facilitar o processo, e coloque-os em um prato com papel toalha depois. Espere uns minutos para que a massa fique sequinha. Após fritar todos os bolinhos, basta passá-los na canela com açúcar e prontinho!

Obs.: Vale lembrar que você pode servir o bolinho de chuva com os acompanhamentos que preferir. A nossa sugestão é apostar no doce de leite Qualitá, que é bem cremoso e harmoniza bem com a massa do bolinho.

Matérias: Alimentação

Ver mais