Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como esquentar batata frita? Os truques para deixá-la sempre crocante
Guia Culinário 07/02/2020

Como esquentar batata frita? Os truques para deixá-la sempre crocante

Sobrar batata frita em qualquer refeição é algo bem raro, né? Ainda mais porque, depois de algum tempo, a batata tende a ficar murcha e menos saborosa – e é aí que a gente tenta comer tudo de uma vez! Mas você sabia que existem truques simples e eficientes para requentar batata frita? Seguindo as dicas certas, é possível recuperar o sabor e a crocância do alimento. Dá uma conferida!

Recorra à airfryer (fritadeira elétrica) para recuperar a crocância

Caso o objetivo seja requentar a batata do dia anterior, a nossa dica é recorrer à airfryer. Coloque a temperatura em 180°C, deixe a fritadeira preaquecer durante 3 ou 5 minutos e, então, coloque a batata. Ajuste o timer para mais 5 minutos, agite na metade do tempo (para chacoalhar as batatas) e prontinho. A fritadeira elétrica é uma verdadeira mão na roda e facilita muito a vida de quem cozinha, pode apostar!

Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite

Uma boa dica para quem quer esquentar batata frita sem usar óleo quente novamente é recorrer ao azeite. Para isso, pegue uma frigideira, coloque 2 colheres de sobremesa de azeite, coloque no fogo, deixe esquentar um pouco e jogue uma xícara cheia com as batatas. Espalhe-as usando uma espátula e espere cerca de 5 minutos (virando-as sempre) para que elas esquentem completamente. Bem simples, né?

Coloque as batatas no forno com um pouco de azeite

Em vez de requentar as batatas na frigideira, você também pode usar o forno da casa. Forre uma travessa com papel alumínio e espalhe bem as batatas (de modo que elas formem uma única camada). Depois, coloque um fio de azeite por cima, preaqueça o forno em 220°C, coloque a travessa e espere cerca de 5 minutos. Para dar uma incrementada, você também pode acrescentar páprica, pimenta, orégano e outros temperos que dão um sabor a mais. O resultado fica ótimo!

Obs.: Esquentar as batatas no micro-ondas não costuma ser uma boa estratégia, pois elas ficam murchas, perdem umidade e um pouco do sabor. A nossa dica é recorrer a um dos truques que citamos acima para não comprometer a textura.

Que tal preparar um molho especial para servir com as batatas?

Além de requentar da forma correta, a nossa sugestão é preparar um molho especial para valorizar ainda mais as batatas. O molho de maionese temperada – feito com ovos, óleo, suco de limão, pimenta-do-reino e cheiro-verde – fica delicioso e combina superbem com frituras. Molhos de queijos, ervas finas e de mel com mostarda, por exemplo, também fazem bastante sucesso e são fáceis de preparar. Mas, caso você não queira fazer os molhos por conta própria, lembre-se dos clássicos ketchup, maionese e mostarda que sempre combinam. Fica a dica!