Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como escolher e limpar tábua de passar roupa
Meu Lar 14/03/2019

Como escolher e limpar tábua de passar roupa

As roupas já estão devidamente lavadas, cheirosas e agora só falta passar o ferro para deixá-las prontinhas para o uso. Neste caso, você vai precisar de uma tábua bem reta e firme, onde é possível apoiar diferentes tecidos, lençóis e panos na hora de passar. Para que você escolha o suporte perfeito, nós separamos algumas dicas e recomendações imperdíveis. Descubra qual é a tábua de passar roupa ideal e saiba como limpá-la da forma correta:

Escolha de acordo com o tipo de material e tamanho

Antes de tudo, o mais importante é que você determine o local em que a tábua ficará armazenada. Isso porque, dependendo do espaço disponível, será necessário comprar um suporte mais compacto. Para quem tem uma lavanderia mais espaçosa, uma boa dica é comprar uma tábua grande, que garante mais conforto na hora de passar as roupas. Já para quem não possui uma área de serviço própria, no entanto, é válido pensar em um modelinho mais compacto, que você possa guardar dentro de algum armário ou esconder atrás de um móvel.

Além disso, o ideal é também optar por uma tábua que seja regulável, para que você possa ajustar a altura de acordo com a sua posição. Mas vale lembrar que o mais recomendável (para não causar dores na coluna) é passar a roupa de pé, com a tábua na altura da sua cintura.

O material é outro aspecto que merece atenção, já que existem tábuas de passar roupa feitas de madeira ou metal, em diferentes designs e tamanhos. As de alumínio, por exemplo, são geralmente mais leves e fáceis de guardar. Já as de madeira têm uma estrutura mais pesada e exigem uma manutenção mais cuidadosa – isso porque a madeira é vulnerável à umidade e, por isso, você pode passar verniz na estrutura e também armazená-la em um local mais seco da lavanderia. Fica a dica!

Use uma capa térmica protetora

Outro ponto importante é que você deve usar uma capa térmica para proteger o forro da tábua. Assim, você também cria uma superfície bem lisa para apoiar as roupas na hora de passar. No caso de tábuas que possuem um forro não removível (que é mais difícil de limpar), a presença dessa capa é fundamental. Além disso, lembre-se de garantir que a tábua tenha um pequeno suporte metálico na lateral, que serve para apoiar o ferro quente quando ele estiver fora de uso.

Geralmente, as capas para tábua são feitas de um algodão aluminizado e algumas, inclusive, vêm com uma espuma (que funciona como enchimento) – de modo que impedem que o calor intenso do ferro atinja o forro localizado embaixo. Elas são importantes para prolongar a vida útil da tábua e também ajudam a deixar a roupa mais lisa e bem passada. Isso porque a capa tem um sistema de aquecimento interessante: quando em contato com o ferro, ela também esquenta bastante, de modo que os dois lados da roupa ficam bem passados.

Faça uma limpeza na capa e na estrutura da tábua

Não adianta apenas escolher um local adequado para guardar a tábua, você também precisa fazer uma limpeza caprichada de vez em quando. Para isso, basta passar um pano úmido na estrutura (no caso das tábuas de metal) ou uma flanela seca, quando se trata dos modelos feitos de madeira. Além disso, você também precisará remover a capa térmica para lavá-la. Neste caso, você pode usar apenas sabão de coco e, depois, deixar o tecido secando naturalmente. Caso o forro seja removível, você também deve seguir o mesmo procedimento – uma vez por mês, retire-o da base da tábua e lave junto com a capa.

Veja mais