Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como amolecer a manteiga que você acabou de tirar da geladeira em passos simples
Guia Culinário 09/05/2019

Como amolecer a manteiga que você acabou de tirar da geladeira em passos simples

Por ser feita a partir do leite, a manteiga é um alimento perecível, e por isso deve ficar dentro da geladeira. Mas se não há outra opção, o que fazer quando ela está bem dura e até – em casos mais extremos – difícil de cortar? Complicado, né? Tem gente que aquece o pão e coloca nele lascas da manteiga, porque a troca de calor faz ela derreter mais rápido, mas convenhamos que essa não é exatamente a melhor opção, ainda mais porque nem todo mundo quer comer pão quentinho. Então, o que fazer? Para resolver esse dilema nós preparamos uma matéria com dicas para amolecer a manteiga assim que tirá-la da geladeira sem que para isso seja preciso esperar ela amolecer naturalmente. Se liga:

Amoleça a manteiga com um copo aquecido

Esta dica vale apenas para pedaços de manteiga pequenos – mas claro que você pode cortar um ao meio para seguir esse passo a passo. Aqui não tem mistério: é só esquentar um copo com água no micro-ondas, jogar essa água fora (ou reaproveitar em outra tarefa doméstica) depois de 1 minuto e virar o copo vazio em cima do pedaço de manteiga. Isso mesmo, ela vai ficar “presa” lá dentro. Como o copo vai estar quente, o calor vai fazer com que o ingrediente amoleça mais rápido, mas sem chegar a derreter. Aí é só esperar uns 2 minutinhos que ela vai estar em temperatura ambiente. Só isso! Facinho, né?

Use um rolo de massa

Outra dica que funcionar superbem é usar o rolo de massa a seu favor. Para isso, separe o pedaço de manteiga que vai usar, o cubra com plástico filme e bata o rolo de massa nele com força, para esmagar o ingrediente mesmo. Quando ele já estiver bem baixinho passe o rolo para a manteiga ficar bem esticada. Aí é só tirar o plástico filme e usar a manteiga molinha onde quiser.

Rale a manteiga

Ralar a manteiga pode parecer inusitado, mas funciona mesmo! Pegue um ralador comum e rale a manteiga endurecida na parte de tiras grossas. Você vai perceber que em poucos minutos esses pedacinhos estarão bem macios. Essa dica é ótima para quem vai usar o ingrediente em alguma receita, então vale a pena testá-la.

Deixe a manteiga ‘de molho’

Foi isso mesmo que você leu! Para a nossa última dica a sugestão é cortar alguns pedaços da manteiga dura e colocá-los em um recipiente com água. E nem precisa ser quente não, viu? A em temperatura ambiente é mais do que suficiente! Inclusive, se ela estiver muito aquecida seriam grandes as chances de a manteiga derreter de fato, então melhor evitar trocar uma dor de cabeça por outra!

Não amoleça no micro-ondas

Depois dessas dicas você pode estar pensando “mas é só derreter no micro-ondas!”. Aí é que está: essa não é exatamente a melhor opção. Não por medo de a manteiga derreter nem nada disso, já que poucos segundos não seriam o suficiente para isso ocorrer, mas porque ela perde propriedades importantes. E não, isso não ocorre com as outras dicas porque a temperatura não é alta o suficiente para mudar a química do ingrediente. Se prefere não correr nenhum risco há sempre a opção de deixá-la “descongelar” em temperatura ambiente, mas é aquilo: ninguém garante que a espera será rápida. De qualquer forma, a decisão será sempre sua.