Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Caldo de cana, água de coco e outras 3 bebidas refrescantes brasileiras
Guia Culinário 10/09/2021

Caldo de cana, água de coco e outras 3 bebidas refrescantes brasileiras

Existem comidas e bebidas típicas que são a cara do Brasil, não é mesmo? Feijoada, acarajé, arroz carreteiro, tropeiro, açaí, bebidas com cana-de-açúcar, frutas exóticas… Enfim, são muitos ingredientes, pratos e drinks que dizem muito sobre a nossa cultura. Para conhecer mais a fundo a nossa alimentação, nós separamos 5 bebidas refrescantes brasileiras que valem a pena incluir no cardápio diário. Dá uma conferida!

1. Caldo de cana é uma bebida brasileira bem doce e refrescante

Quem nunca experimentou – ou ao menos conhece – a combinação de caldo de cana com pastel de feira? Esse lanche é considerado um dos preferidos dos brasileiros e não é à toa que a cana-de-açúcar está tão presente na nossa culinária.

Também conhecido como garapa, o caldo de cana é uma bebida bem tradicional, feita a partir da moagem do talo da cana de açúcar. O resultado é um líquido bem docinho e refrescante, que pode ser tomado puro ou junto com limão e até um pouco de açúcar. A Qualitá, em especial, oferece diferentes sabores de caldo de cana – tradicional, com limão, uva, laranja e até maracujá. Vale a pena experimentar todos!

Obs.: a cachaça é um tipo de aguardente típico do Brasil obtido a partir da cana-de-açúcar. A partir dela, são feitas caipirinhas e outros drinks nacionais que fazem muito sucesso.

2. Água de coco ajuda a hidratar o corpo e faz sucesso nas praias

Refrescante, saborosa e rica em sais minerais, a água de coco é uma bebida tradicional brasileira que faz bastante sucesso nas praias. Ela é considerada uma excelente opção para se hidratar no dia a dia – principalmente para quem pratica exercícios físicos – e é bastante versátil. Além de tomar água de coco pura, você pode usá-la no preparo de vitaminas, sucos detox e outras receitas no dia a dia.

3. Guaraná é um refrigerante feito a partir de fruta amazônica

Originário da Amazônia, o guaraná é uma frutinha pequena, redonda e vermelha bastante usada na confecção de bebidas tradicionais brasileiras. É a partir dela, inclusive, que é feito o refrigerante de guaraná, que é um dos mais consumidos no país. Ele é bem refrescante, docinho e fica uma delícia com pipoca, pizza, hambúrguer, salgadinho e diferentes aperitivos. A Qualitá, em especial, oferece versões de refrigerante guaraná tradicional ou zero açúcar disponíveis em latas de 350ml ou garrafas de 2 litros. Dá para deixar a geladeira bem abastecida!

4. Mate gelado é bastante consumido nas praias cariocas

Se você já foi às praias cariocas, é bem possível que tenha visto muita gente bebendo o tradicional mate gelado. Essa bebida é feita a partir da infusão da erva-mate. Depois de pronto, o chá é refrigerado e adocicado. Esse tipo de mate pode ser tomado puro ou incrementado com suco de limão, o que deixa o resultado ainda mais refrescante e saboroso.

Obs.: existem outras bebidas bastante consumidas no Brasil que são feitas a partir da erva-mate. O tereré, por exemplo, é de origem paraguaia, sendo feito a partir da infusão da erva-mate incrementado com limão. Essa bebida é servida gelada em uma cuia. Já o chimarrão, que é muito consumido no sul do país, é uma infusão de erva-mate servida quente também em uma cuia. Interessante, né?

5. Suco de açaí é refrescante e pode ser batido com outras frutas

O açaí é uma fruta amazônica muito usada no preparo de vitaminas e cremes (servidos com toppings), sucos e até molhos. No Norte brasileiro, por exemplo, é comum servir receitas de peixe com molho de açaí – prato bastante tradicional da região. O suco de açaí, em especial, é considerado uma bebida extremamente refrescante e tem a cara da do Brasil! Para prepará-lo, basta usar a polpa da fruta, água, xarope de guaraná e até outros ingredientes (como banana e morango) que, ao serem batidos juntos, agregam bem mais sabor ao suco. Não deixe de experimentar!