Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda uma receita de arroz carreteiro simples e bem temperada
Guia Culinário 27/08/2021

Aprenda uma receita de arroz carreteiro simples e bem temperada

Tradicional da região sul do Brasil, o arroz carreteiro é uma receita feita geralmente com carne desfiada, alho, cebola, tomate e cheiro-verde – o que resulta em uma mistura bem colorida e temperada, que fica de dar água na boca! Vale destacar, ainda, que existem diferentes versões desse prato – algumas são feitas com carne-seca, outras com carne de sol, linguiça, bacon e por aí vai. A nossa sugestão é usar as suas peças preferidas para personalizar ainda mais a receita. Confira o nosso passo a passo de como fazer arroz carreteiro de forma simples, usando os melhores ingredientes!

Receita de arroz carreteiro simples

Para fazer um arroz carreteiro bem temperado e saboroso, nós separamos uma versão feita com bacon em cubos, linguiça fininha e jerked beef (carne-seca) Qualitá – uma combinação que fica perfeita com o arroz branco. Outro truque importante é caprichar nos temperos – como pimenta, salsinha e cebolinha, que agregam cor e sabor ao prato. Confira o passo a passo da receita:

Você vai precisar de:

Azeite Qualitá

1 pacote de bacon em cubos Qualitá (140 g)

1 pacote de linguiça fininha Qualitá (240 g) picada em cubos pequenos

½ pacote de jerked beef dianteiro Qualitá (400 g) desfiado

6 dentes de alho Qualitá amassados

1 cebola média Qualitá picada em cubos

2 tomates italianos Qualitá picados sem sementes

Pimenta dedo-de-moça vermelha Qualitá picada a gosto

2 xícaras de arroz branco Qualitá

4 xícaras de água

Sal a gosto

Cheiro-verde Qualitá picado a gosto

Em uma panela grande, coloque um pouco de azeite e despeje o bacon em cubos. Deixe-o fritar por alguns minutos, até que ele fique levemente dourado. Em seguida, adicione a calabresa picada e refogue mais um pouco.

Depois de fritar mais, adicione o jerked beef (carne-seca) e refogue por mais um tempo. Junte o alho, a cebola, o tomate e a pimenta dedo-de-moça e misture por mais um tempo.

Agora que as carnes e os temperos já estão bem refogados, chegou a hora de entrar com o arroz! Despeje os grãos e misture por uns minutos, para que o sabor pegue bem.

Acrescente a água, o sal, misture novamente e tampe a panela. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos (em fogo médio/baixo). Quando o arroz estiver bem cozido, apague o fogo, junte o cheiro-verde a gosto e misture bem.

Prontinho! Agora que o arroz carreteiro está pronto, basta servi-lo à mesa. A melhor parte é que esse é um prato completo – ou seja, você não precisa fazer acompanhamentos. Uma delícia, né?