Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 01/02/2021

8 toppings de açaí que dão ainda mais sabor a essa comida brasileira

Tomar um copo de açaí gelado para se refrescar nos dias mais quentes é sempre uma boa opção, né? Nativa da Amazônia, essa frutinha rende vitaminas, cremes, smoothies e sucos que vêm fazendo bastante sucesso por todo o Brasil. A versão batida com xarope de guaraná (servida em forma de creme), em especial, é uma das mais saborosas e, inclusive, pode ser incrementada com diferentes ingredientes – frutas picadas, castanhas, amendoins, caldas e por aí vai. Aqui, nós preparamos uma lista com 8 toppings de açaí que ajudam a incrementar o lanche e são de dar água na boca. Confira!

1. Morango picado

Apostar em frutas picadas para incrementar o açaí é uma alternativa saborosa e ao mesmo tempo saudável. Os morangos, por exemplo, devem ser usados preferencialmente ainda bem frescos. Caso você queira deixar o açaí mais doce e saboroso, uma boa dica é também colocar um pouco de leite condensado por cima – combina superbem com o morango!

2. Banana cortada em rodelas

Outra fruta picada que harmoniza bem com o açaí é a banana cortada em rodelas – que fica ainda mais gostosa junto com um pouco de mel. Algumas pessoas, inclusive, gostam de bater a banana junto com o açaí durante o preparo – nesse caso, utiliza-se a polpa de açaí congelada, o xarope de guaraná e alguns pedaços de banana. Depois de bater tudo no liquidificador, é só servir da forma que preferir. Também é uma alternativa interessante!

3. Granola

Além de ser um topping mais saudável e nutritivo, a granola concede um toque bem crocante ao açaí. Composta por flocos de aveia, de arroz, castanhas e frutas desidratadas (como a uva-passa), ela é bastante rica em fibras e fica bem saborosa junto com morango ou banana picados.

4. Leite em pó

Esse é um dos toppings para açaí que mais faz sucesso, sabia? O leite em pó deixa o lanche mais docinho e é bem prático de servir. Uma boa dica, inclusive, é montar o copo por camadas: comece despejando o açaí até metade do copo, coloque uma camada de leite em pó, em seguida preencha com mais açaí e finalize com mais uma camada do leite. Dessa forma, você incrementa melhor e deixa o lanche mais bonito.

5. Mix de castanhas e amendoins

Em vez de usar granola, outra dica interessante para deixar o açaí crocante é usar um mix de castanhas (do pará e de caju) e amendoins picados. A paçoca – que consiste basicamente em uma farinha de amendoim – também é uma alternativa bem doce que fica saborosa com o açaí.

6. Flocos de arroz

Os flocos de arroz também são toppings interessantes para incrementar o açaí. Assim como a granola, eles concedem mais crocância e combinam superbem, em especial, com pedaços de morango picados. Sirva com um pouco de mel por cima que também fica dos deuses!

7. Balas e granulados de chocolate

Que tal dar uma ousada maior nos doces na hora de incrementar o açaí? Muitas pessoas gostam de colocar balas de goma de diferentes sabores (ou até mesmo a clássica jujuba) para tornar o lanche mais adocicado. Você também pode colocar granulados ou chocolate raspado crocante.

8. Calda de chocolate ou morango

Para dar o toque final no açaí, que tal colocar um pouco de calda (de chocolate, morango ou até mesmo de caramelo)? A Qualitá dispõe de diferentes tipos de coberturas prontas que são indicadas para sorvete mas também ficam uma delícia com açaí. Vale destacar que você não precisa escolher necessariamente um único topping – o segredo é apostar nas combinações para que o resultado fique um mix interessante de sabores.