Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As melhores maneiras de organizar fios e cabos para evitar que a casa pareça bagunçada
Meu Lar 29/01/2019

As melhores maneiras de organizar fios e cabos para evitar que a casa pareça bagunçada

Na hora de arrumar a casa é comum pensar em ajeitar o sofá, fazer a cama, tirar o excesso de poeira dos cômodos e guardar tudo no seu devido lugar. O problema é quando está tudo em ordem, mas cabos e fios ficam expostos, dando aquela sensação de bagunça, mesmo em um cômodo impecável. Então, o que fazer? Calma, existem algumas formas de resolver esse problema, e nós listamos algumas delas para você nunca mais sofrer com um único fio fora do lugar. Dá uma olhada:

Anote para que serve cada cabo

Antes de mais nada que tal ter certeza que os cabos realmente estão sendo utilizados? Veja para que serve cada um e guarde longe da vista de todos os que estão apenas ocupando espaço. Para nunca mais se perder nesse processo, nós temos uma dica: anote para que serve cada cabo. Pode ser com uma anotação à mão presa em fita adesiva, mas só de saber que um fio é do vídeo game e outro da TV a sua vida já vai se tornar mais prática, especialmente na hora que estiver procurando aquele cabo HDMI.

Também vale a pena ser preciso quando for fazer as anotações. Digamos, por exemplo, que você e seu filho têm um celular igual e vivem discutindo para saber de quem é o carregador. Aí é só anotar que o problema acaba! Se quiser deixar tudo mais bonito pode colar adesivos coloridos para identificar sem ter que escrever, como um no cabo USB e outro na parte que conecta com a tomada. Escolha uma cor pra cada um e pronto! Simples e eficiente.

Esconda fios e cabos para evitar a impressão de bagunça

Separou os fios? Beleza, agora é hora de fazer eles desaparecerem do mapa. Para isso há algumas opções. A mais tradicional é prendê-los no rodapé com a ajuda de um fixa fio – lembrando apenas que se tiver uma porta no caminho ele deve passar por cima do portal, e não ficar no chão. Canaletas também podem ser úteis, basta instalá-las em um lugar que não chamem muito a atenção ou escolher uma cor que se camufle no ambiente.

Outra dica para esconder os fios é usar um organizador de fios, que junta todos os cabos em um lugar só, evitando a poluição visual dos cabos emaranhados. Fitas de velcro também podem ser usadas para esse propósito, então fica a dica para quem tem alguma sobrando em casa.

Caixas escondem o filtro de linha

As dicas que demos até agora se referem em geral à organização de fios e cabos atrás da televisão, mas a gente sabe que não são só eles que geram transtornos. Em alguns casos a única coisa que queremos é desaparecer com o filtro de linha, a famosa régua de tomada. Para isso, nós temos uma sugestão: use caixas para esconder a bagunça. Você pode comprar própria para isso uma em uma loja (o nome é “cablebox”, que significa literalmente “caixa de cabos”) ou então fazer uma em casa com uma caixa de sapatos. É só abrir alguns pequenos buracos nas laterais para deixar os fios saírem e decorar a caixa da forma que preferir. Ao colocá-la em algum lugar as pessoas vão achar que ela faz parte da decoração, e não que é usada para deixar fios e cabos organizados.

Também é possível organizar fios e cabos com a reciclagem

Outra dica para quem quer ser mais sustentável é aproveitar outros materiais que você pode ter em casa para deixar tudo mais organizado. Uma dica bem famosa é usar grampos de pasta para deixar os cabos USB mais organizados. É só prendê-los na ponta da mesa, passar o cabo pelo meio do arame e pronto! Ele não vai se embolar com outros e nem cair.

Por fim, rolos também ajudam na organização dos cabos. Pode ser de papel higiênico ou mesmo de papel toalha ou filme de PVC, que são usados na cozinha. Lá, você coloca enrolados os fios que você não está usando. Isso evita que eles fiquem todos embolados na gaveta, já que vão passar a ficar armazenados em pequenos tubos. Se quiser deixar mais bonito, pinte da cor que você preferir e anote para que o cabo é usado.

Não esconda os fios

Por fim, uma sugestão inusitada: simplesmente não esconda os fios. Calma, isso não quer dizer que eles podem ficar do jeito que estavam antes, bagunçando o ambiente. Nossa dica é tentar torná-los parte da decoração. Para isso, busque prendê-los na parede com fixa fios, fazendo desenhos ou movimentos divertidos. Com isso, eles podem até estar aparentes, mas ninguém vai achar que a casa está desarrumada – pelo contrário: vão te achar uma pessoa bem estilosa.

Veja mais