Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 17/11/2020

As dicas de como criar uma rotina de estudos

Em época de vestibular, faculdade, pós-graduação ou qualquer outra responsabilidade que demande tempo e dedicação diária, criar uma rotina de estudos, sem dúvidas, é uma parte fundamental desse processo. E quem vive a rotina corrida de estudar e trabalhar ao mesmo tempo sabe que para dar conta dessas tarefas a organização precisa estar em dia. Afinal, além de aumentar a produtividade, ela ajuda a distribuir as horas do dia de acordo com cada um dos prazos estipulados, contribuindo para que você tenha foco, concentração e momentos de descanso. Para te ajudar nessa força tarefa, nós listamos 4 dicas superimportantes que você pode (e deve!) colocar em prática na hora de criar a sua rotina.

1. Priorize o seu rendimento

Algumas pessoas, no momento em que estão criando as suas rotinas de estudos, estabelecem limites que não funcionam muito bem a longo prazo. Na verdade, ao contrário do que parece, não existe uma quantidade certa de horas diárias para desenvolver o hábito do estudo ou conseguir um alcançar um resultado específico. 

O importante mesmo é estudar com técnica, estratégia e qualidade, respeitando o limite físico e mental do seu corpo. Se você destinar apenas 2 horas horas do seu dia, mas tiver produtividade e foco, essas horas certamente te ajudarão no seu rendimento. Caso seja possível estudar de 4 a 6 horas por dia, com comprometimento, melhor ainda. Mas, no começo, foque em estabelecer pequenas metas acessíveis e vá ajustando a sua rotina de acordo com a sua disponibilidade e com o que você sabe que pode fazer.

2. Tenha o seu próprio cantinho de estudos

Além de diminuir a distração, ter um cantinho reservado para os momentos de estudo – com suas folhas, pastas, livros e cadernos -, pode ajudar a melhorar a concentração e o rendimento como um todo. Por isso, tente sempre manter o material de estudos organizado, retirando tudo aquilo que não será usado e limpando o ambiente antes de começar.

3. Livre-se de possíveis distrações que podem atrapalhar o seu andamento

Ligações, mensagens, vídeos e fotos… Você já sabe do que estamos falando, né? Na hora dos estudos, abrir mão do celular e de outros aparelhos eletrônicos que podem atrapalhar o seu andamento é outra dica superimportante. De nada adianta organizar o ambiente de estudos e não voltar a sua atenção para o que você realmente precisa fazer. Quanto menos itens estiverem na sua mesa, melhor será a qualidade do estudo! Assim, você resiste à tentação de ficar o tempo todo conectado.

4. Coloque um alarme no celular para comer de 3 em em 3 horas

Comer de 3 em 3 horas e tirar um tempo para as principais refeições do dia também deve fazer parte da organização da sua rotina de estudos. Afinal, se você não estiver bem alimentado, de nada adianta se esforçar para estudar a maior parte do dia. Por isso, a quarta dica da lista é colocar um alarme no celular que te lembre de comer no intervalo das refeições e apostar em lanches nutritivos que trarão sustância aos seus estudos, como sanduíches naturais, saladas de frutas, iogurtes e outros snacks.