Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Produtividade a mil! Veja 7 dicas para ter mais foco
Meu Lar 16/05/2019

Produtividade a mil! Veja 7 dicas para ter mais foco

Sabe quando você tem aquela prova, trabalho ou prazo de entrega importante de algum projeto? Pois é, para dar conta desse tipo de responsabilidade, é muito importante ter foco, concentração e calma para não se desesperar. Com um pouco de organização é possível aumentar bastante a produtividade. Para te ajudar, nós listamos 7 dicas infalíveis. Confira e coloque em prática!

1. Comece se organizando e criando um planejamento

Se você tem algum prazo e precisa ser produtivo, o primeiro passo é se organizar. Tente montar um calendário com metas diárias e planeje todos os detalhes – o que precisa ser lido, onde você pretende estudar/ trabalhar e também todos os materiais necessários. Quando nos organizamos, fica muito mais fácil ser produtivo e manter o foco.

2. Mantenha-se distante do celular e das redes sociais

Para quem quer se manter focado, uma das principais dicas é tentar se distanciar das redes sociais (Facebook, WhatsApp, Instagram e por aí vai). Para isso, uma boa dica é desligar o celular ou então deixá-lo em outro canto, onde você não possa acessá-lo durante o estudo. Essa medida pode parecer um pouco drástica – mas quando a pessoa realmente tem dificuldades em se concentrar ela ajuda bastante e evita distrações durante o trabalho.

3. Meditação guiada estimula tranquilidade e concentração

Você já ouviu falar na meditação guiada? Existem diversos aplicativos e até mesmo canais no YouTube que são voltados para a meditação – com áudios e vídeos calmantes que ajudam a desacelerar a mente e trazer mais tranquilidade. Quem pratica meditação (seja ela guiada ou não) costuma ter mais foco e mais facilidade para se concentrar no dia a dia. Fica a dica!

4. Beba café, chá verde, preto e outras bebidas com cafeína

Tem gente que não vive sem um bom café, né? A boa notícia é que a cafeína ajuda a manter a mente desperta e mais focada para realizar tarefas. Por isso, caso você esteja precisando aumentar a produtividade no trabalho ou nos estudados, é sempre uma boa dica incluí-la no seu dia a dia. Mas lembre-se de que café em exagero pode ser prejudicial à saúde. Existem outras bebidas (como os chás verde, mate e preto) que também são fontes de cafeína. Você pode ir variando no consumo dessas bebidas, mas sempre tomando cuidado para não exagerar!

5. Mantenha o ambiente arrumado para facilitar a concentração

Outra dica importante é manter o ambiente de estudo sempre arrumado – deixe a escrivaninha bem limpa, arrumada e apenas com os itens (lápis, cadernos e livros) que estão sendo usados no momento. Quando você limpa a sua área de trabalho fica muito mais fácil de se concentrar na tarefa. Além disso, tente trabalhar (ou estudar) sempre sentado e com a coluna reta – assim, você consegue se distrair menos e ter uma produtividade maior.

6. Faça pausas programadas no estudo

Nada em exagero faz bem, né? Por isso, você precisa se programar para tirar um tempinho para descansar, fazer um lanche ou até mesmo assistir a um vídeo ou série para se distrair. É muito importante que você faça um planejamento bem detalhado com relação a isso – estipule o tempo em que você será produtivo e também os minutos que serão tirados para relaxar a mente. Só é necessário ter determinação para realmente seguir o planejamento à risca (ou seja, sem se distrair nas pausas do estudo, ok?). Esse é um dos principais segredos para o sucesso!

7. Pratique algum exercício físico

Essa dica serve para muita coisa na vida – manter o corpo saudável, o metabolismo ativo, desenvolver disciplina e por aí vai. Mas o que muita gente não sabe é que o exercício físico também é essencial para desenvolver foco, determinação e concentração. Por isso é muito indicado colocar inclusive crianças para praticar algum esporte desde cedo. Assim, será mais difícil elas se tornarem jovens e adultos com dificuldade de concentração.