Organização

As dicas de como arrumar uma mesa de jantar para deixá-la bem bonita

Para arrumar uma mesa de jantar bonita e harmônica, você pode usar jogos americanos, deixar o garfo sempre à esquerda do prato, as taças à direita e os copos à esquerda
Para arrumar uma mesa de jantar bonita e harmônica, você pode usar jogos americanos, deixar o garfo sempre à esquerda do prato, as taças à direita e os copos à esquerda

Ter uma mesa arrumada para comemorar ocasiões especiais faz toda a diferença, não é mesmo? Para que tudo fique perfeito, o ideal é saber como posicionar os pratos, copos, talheres e guardanapos de uma forma mais harmônica. O que não é tão difícil! Aqui, nós separamos dicas de como arrumar uma mesa de jantar de forma simples, usando poucos enfeites e louças que combinem entre si. Pode apostar que o jantar será bem mais agradável!

Como arrumar uma mesa de jantar simples e bonita?

A principal dica para arrumar uma mesa de jantar bonita e prática é pensar na comida que será servida para, assim, colocar os talheres e utensílios adequados. Para servir espaguete e outras massas, por exemplo, o ideal é dispor também de colheres, que ajudam a enrolar o macarrão na hora de comer. Caso você vá servir uma sopa de entrada, também é necessário deixar uma colher para este momento. Confira as dicas que separamos:

1. Forre a mesa com uma toalha ou jogos americanos

O primeiro passo é forrar a mesa antes de colocar os pratos, talheres e possíveis enfeites. Você pode usar uma toalha ou então recorrer ao jogo americano/ sousplat - se a mesa for de madeira, dá pra dar um toque mais rústico e, sem usar uma toalha, o arranjo também fica mais minimalista. Tente forrar a mesa de uma forma bem simples para que não fique muito poluída, ok?

2. Arrume os pratos

Outra dica importante é usar pratos iguais (de mesmo formato e cor) para todos os convidados, o que deixa a mesa bem mais harmônica. Caso você vá servir mais de uma refeição - entrada ou sopa + prato principal, por exemplo -, também é importante atentar à arrumação da louça. O prato maior e mais raso, destinado à refeição principal, deve ficar embaixo. Em cima, você pode colocar um prato de sobremesa (para a entrada) ou então um bowl (para servir a sopa). Deixe o conjunto bem em frente ao assento, de forma centralizada.

3. Posicione os talheres e guardanapos

Depois de posicionar os pratos, chegou a hora de fazer a disposição dos talheres e guardanapos. O garfo, por exemplo, deve ficar no lado esquerdo do prato, enquanto a faca e a colher ficam no lado direito. Vale destacar, ainda, que a ordem dos talheres deve respeitar a ordem que as refeições serão servidas. Ou seja, a colher da sopa ou a faca (para passar tapenade ou pastinhas em torradas) devem ficar na extremidade de fora, mais distante do prato. Assim, você começa usando os talheres de fora para dentro. Não tem erro!

O guardanapo, por sua vez, pode ser dobrado de diferentes maneiras - enrolado e preso com uma fita, dobrado ao meio, esticado e por aí vai. Você pode pode posicioná-lo na lateral esquerda, junto com o garfo, ou então deixar em cima do prato. Também fica bem bonito!

4. Arrume os copos e taças

Posicionar os copos e taças também é algo bem simples! É possível, para deixar a mesa bem completa, colocar um copo para água, suco ou refrigerante e uma taça para vinho ou espumante. Nesse caso, deixe o copo no lado esquerdo, mais à frente do prato, e a taça de forma equidistante, à direita do prato. Caso você queira colocar mais uma taça, para bebidas diferentes, o ideal é posicioná-las da maior para a menor - de modo que a maior fique mais distante do prato. Já para servir xícaras ou canecas em vez de copos, o mais indicado é deixá-las dentro do prato de sobremesa ou então à direita da louça. 

5. Aposte em enfeites simples

Agora que você já arrumou os pratos, talheres, copos e guardanapos, chegou a hora de atentar para alguns detalhes da decoração da mesa. Na parte central, posicione descansos para panelas, onde a comida será servida. Se desejar, também é possível colocar velas espalhadas (mas nunca perto demais dos convidados) ou posicionar um vaso de planta pequeno bem no centro. Vale destacar, ainda, que é importante que os enfeites não atrapalhem o contato visual entre as pessoas sentadas à mesa, ok?

Matérias: Organização

Ver mais