Alimentação

O que é tapenade? Aprenda a preparar essa receita francesa

Tapenade é uma receita de origem francesa feita à base de azeitonas pretas
Tapenade é uma receita de origem francesa feita à base de azeitonas pretas

Aprender a preparar pastas, molhos, aperitivos e receitas de outras culinárias pode ser bem interessante, sabia? O tapenade, por exemplo, é um prato originário da França muito usado como tira gosto. Feito à base de azeitonas pretas, ele funciona como uma pastinha e pode ser servido com torradas, pães e biscoitos. Quer aprender a fazer essa receita francesa? Nós preparamos um tutorial bem simples, confira!

Ingredientes e modo de preparo

Por se tratar de uma receita simples, o tapenade acaba sendo bem rápido de fazer - basta um liquidificador (ou processador) para triturar os alimentos e preparar a pastinhas. Para começar, anote os ingredientes que serão necessários:

- Azeitonas pretas

- Alcaparras

- Alho

- Azeite

- Sal

- Suco de limão

- Tomilho

Para preparar essa pastinha dos deuses, comece cortando as azeitonas, alcaparras e o alho em pedaços menores (não precisa ter muito capricho). Depois, junte-os com os outros ingredientes no processador e, então, é só triturar tudo! Antes de iniciar esse processo, lembre-se de remover bem os caroços das azeitonas. Ah, e a quantidade varia de acordo com o gosto de cada um, viu? Então coloque em maiores quantidades seus ingredientes favoritos.

Depois do preparo, coloque o tapenade em um pote e sirva com torradas que vai fazer bastante sucesso! Essa é uma ótima receita para servir em encontros com os amigos, ou até mesmo em festas e eventos. Fica por sua conta!

Como usar o tapenade no dia a dia?

Na maioria das vezes, o tapenade é servido com pães e torradas. Mas você sabia que dá para usá-lo em outras receitas? Uma boa dica é utilizar a pasta para cobrir pizzas caseiras, rechear calzones, pastéis e sanduíches no dia a dia. Fica uma delícia!

Você também pode recorrer a um tapenade pronto

Para ter mais praticidade (e fazer menos sujeira na cozinha), uma boa opção é recorrer ao tapenade pronto. A Qualitá oferece uma versão já pronta e devidamente temperada - basta usá-la da melhor forma que preferir. Para montar pequenos sanduíches para reuniões de família, por exemplo, uma boa dica é comprar o tapenade já preparado para montar o recheio. Bem simples, né?

Matérias: Alimentação

Ver mais