Alimentação

5 opções de jantar saudável que vão te deixar com água na boca

Se você busca um jantar saudável, uma boa opção é preparar uma quiche de alho-poró
Se você busca um jantar saudável, uma boa opção é preparar uma quiche de alho-poró

Às vezes nossa rotina é tão cansativa que quando o chega o final de semana só conseguimos pensar em relaxar e pedir (ou preparar) algo gostoso para comer à noite. O famoso conceito de "sair da rotina"! Mas que tal que tal investir em opções de jantar saudável para descansar comendo algo saboroso e nutritivo? Dá uma olhada nas 5 sugestões que a gente separou para te ajudar nessa tarefa!

1. Que tal fazer uma lasanha de berinjela para o jantar?

A lasanha de berinjela é uma das receitas de jantar saudável que definitivamente vai te dar água na boca! E o melhor de tudo é que não tem nenhum mistério na hora do preparo. Você só precisa fazer um molho gostoso - temperado com páprica picante, pimenta-do-reino, orégano e outras hortaliças que combinam com o prato (como salsinha e coentro picado) - e montar a lasanha com camadas finas de berinjela. Lembre-se de acrescentar algumas fatias de muçarela entre as camadas de berinjela com molho para trazer uma cremosidade ao prato. Quando estiver pronto é só levar a lasanha ao forno por cerca de 30 minutos e servir.

2. Couve-flor gratinada com molho branco também é uma ótima opção de jantar saudável

Para usar um outro vegetal como carro-chefe da sua receita, uma boa dica é preparar uma couve-flor gratinada com molho branco! Você só precisa de manteiga, farinha, leite gelado e temperos para fazer o molho bechamel (popularmente conhecido como o nosso delicioso molho branco) e de uma couve-flor média. Para fazer um bechamel de dar água na boca, deixe derreter a manteiga em fogo baixo e acrescente a mesma proporção do ingrediente de farinha e misture bem para não empelotar. Depois, vá colocando aos poucos uma quantidade pequena de leite gelado e misture com um fouet. Por fim, finalize com os seus temperos favoritos. Molho pronto? Então é só montar o prato com a couve-flor em um refratário e acrescentar o queijo ralado por cima para gratinar.

Dica: Você também pode colocar creme de leite e requeijão no molho para trazer mais cremosidade!

3. Macarrão integral ao molho pesto é uma das receitas mais simples de fazer

Preparar um delicioso macarrão integral na hora da janta é a melhor forma de aproveitar essa massa tão querida - e recorrente - na nossa cozinha sem deixar de ser saudável! Você pode incrementar o prato com um molho versátil que combina com qualquer tipo de massa, como o pesto. Para prepará-lo triture 1 xícara de folhas de manjericão com alho, queijo parmesão e azeite a gosto. Aí é só acrescentá-lo ao macarrão. Não tem erro!

4. Já pensou em fazer uma quiche de alho-poró com ricota?

Fazer uma quiche de alho-poró parece difícil, mas acredite: não tem mistério! A dica para preparar esse jantar saudável superdelicioso é começar pela massa. Misture 1 xícara + 1/4 de farinha de trigo integral, 95 g de manteiga gelada, 1 ovo, 1 colher (sopa) de água gelada e uma pitada de sal. Mexa bem até obter um resultado homogêneo e leve a massa para a geladeira por mais ou menos 30 minutos (tempo que você deve levar para fazer o recheio).

Em seguida, corte 1 alho-poró em rodelas e cozinhe com azeite e cebola a gosto em uma frigideira até que o vegetal murche um pouco. Em um bowl, acrescente 2 ovos, 200 g de ricota, 1/2 lata de creme de leite e os temperos de sua preferência - a receita combina muito bem com pimenta-do-reino preta. Quando o alho-poró reduzir de tamanho, acrescente-o ao bowl e misture. Abra a massa com as mãos em um refratário de fundo removível (untado com manteiga), despeje o recheio por cima e leve para assar por cerca de 25-35 minutos!

5. Omelete recheada é uma receita fácil e prática para fazer de jantar

Quem disse que a omelete não pode ser um jantar de dar água na boca? Ao contrário do que algumas pessoas pensam, existem receitas de omelete que são perfeitas para preparar em um momento especial. Fora que é uma ideia rápida e bem fácil de fazer! Você só precisa escolher um recheio nutritivo, como tomate + queijo + orégano ou peito de peru + requeijão light e começar a omelete quebrando e misturando os ovos com um garfo. Depois, coloque-os em uma frigideira untada com azeite e vá adicionando os ingredientes de sua preferência. Quando a omelete começar a ficar douradinha, vire-a e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Depois capriche na hora de montar o prato e sirva!

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