Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a limpar o desentupidor e a escova sanitária e mantenha o seu banheiro sempre higienizado
Meu Lar 21/05/2019

Aprenda a limpar o desentupidor e a escova sanitária e mantenha o seu banheiro sempre higienizado

O vaso entupiu? Embora existam vários métodos para resolver o problema não há como negar que o desentupidor é o mais rápido. Mas aí fica aquela dúvida: como limpá-lo depois? O questionamento serve também para a escova sanitária, que embora seja usada para limpar o vaso sanitário é utilizada justamente quando ele não está tão limpo assim. Quer manter esses dois auxiliares do seu banheiro sempre higienizados? Então aprenda como seguindo as nossas dicas:

Como limpar desentupidor de vaso sanitário

Tudo bem que ninguém quer ter problema de entupimento, mas eles podem ocorrer mesmo com os vasos mais potentes, e por isso o desentupidor sanitário é aquele utensílio que é sempre bom ter em casa para momentos de necessidade. Para desentupir não há mistério: é só vedar bem o vaso e fazer pressão para baixo e para cima de forma firme. Aliás, fica a dica: é preciso que haja uma quantidade mínima de água, então se você não está conseguindo resolver o problema tente adicionar mais água quente com a ajuda de um balde.

Resolveu o problema? Hora de limpar! Como você já deve imaginar, o vaso é um local bem sujo, onde há uma grande proliferação de bactérias. E já que o desentupidor ficou – literalmente – submerso nesse meio, ele deve ser higienizado de forma adequada. Para isso, use desinfetante.

Escolha um modelo que venha com spray e espalhe o produto pelos dois lados do desentupidor – a parte de fora côncava e o buraco que se forma dentro. Depois, deixe o desentupidor apoiado deitado no seu vaso sanitário com a parte de borracha virada pra dentro – pode fechar o assento, caso isso ajude o utensílio a se equilibrar – e deixe o produto fazer efeito por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, dê descarga e, com essa nova água, lave o desentupidor. Em seguida, deixe o utensílio na mesma posição de “descanso” para que ele possa secar naturalmente. Aí é só guardá-lo normalmente e torcer para não precisar usá-lo de novo tão cedo.

Para limpar escova sanitária aposte na água sanitária

Baixas temperaturas matam as bactérias, enquanto as mais altas ajudam na sua proliferação. Essa simples frase nos mostra, de uma só vez, a importância de deixar comidas na geladeira e de lavar o banheiro com frequência. Afinal, enquanto o primeiro ambiente é frio, o segundo é exposto a vapores e temperaturas mais elevadas, o que faz com que esses agentes invasores se multipliquem mais rapidamente. E isso é especialmente verdade quando falamos do vaso sanitário, o que mostra a importância da escova sanitária nas nossas vidas.

Assim como ocorre com o desentupidor, é preciso higienizá-la logo após o seu uso. Para isso, a sugestão é colocar água sanitária no vaso e deixar a escova lá “de molho” por alguns minutos. Depois, deixe-a secando da mesma forma que fez com o desentupidor – isto é, apoiada no próprio vaso com a parte molhada virada para dentro – e guarde normalmente. Também é possível apertar a descarga e deixar a água lavar a água sanitária antes de colocá-la para secar.

Outra dica para limpar a escova sanitária é deixá-la de molho em um balde com água sanitária ou cloro diluída água. A proporção é de 1 colher do produto para cada litro de água. Já para limpar o suporte use uma esponja com detergente – lembrando que ela só pode ser usada para esse fim, ok? Para secar o cabo use papel toalha ou um pano limpo, que deve ser lavado em seguida.

Veja mais