Economia do lar

6 livros para te ajudar a organizar a sua vida financeira

Com as dicas de grandes especialistas em finanças você vai conseguir botar as contas em dia
Com as dicas de grandes especialistas em finanças você vai conseguir botar as contas em dia

Você é desses que está sempre sem um tostão furado na carteira e quer mudar essa triste realidade? Então relaxa que estamos aqui para te ajudar! A gente sabe que dar uma guinada na vida financeira não é fácil, mas com as dicas de alguns especialistas você vai ver que o sonho de começar a investir pode estar mais perto do que imagina. Por isso, nós separamos 6 livros que vão te mostrar estratégias de como fazer aquele tão suado dinheirinho sobrar no fim do mês. Saiba um pouco sobre cada um deles:

1. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Quem tem problemas financeiros na relação: você, o seu companheiro ou companheira ou os dois? Seja lá qual for a resposta, esse livro é perfeito para quem vive uma vida de casal. Nele, Gustavo Cerbasi - um dos maiores especialistas em finanças pessoais do Brasil - fala de questões monetárias que envolvem a vida a dois, como a decisão de comprar a casa própria, como ensinar os filhos a guardar e investir o dinheiro, crises financeiras e até o que fazer com uma herança. Para você ter uma ideia de sua importância, o livro foi um best seller e inspirou o filme "Até Que a Sorte nos Separe" (2012), estrelado por Leandro Hassum e Danielle Winits. Legal, né?

2. Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

Você sabia que o maior canal de finanças do YouTube no mundo é brasileiro? O "Me Poupe!" tem 3,5 milhões de inscritos e traz diversos vídeos ensinando a investir o dinheiro. Nele, sua criadora, Nathalia Arcuri, explica de forma descontraída termos que podem parecer um bicho de sete cabeças para muita gente, como CDI, LCA e debênture. E para ajudar ainda mais quem busca um compilado de dicas e quer sair do vermelho ela lançou o livro "Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso". Nele, ela conta sua trajetória e mostra como é possível sim quitar as dívidas e passar a guardar dinheiro. É pra ler e reler!

3. Mais Tempo, Mais Dinheiro

Mais uma vez temos um livro de Gustavo Cerbasi, mas neste caso escrito em coautoria com Christian Barbosa, empresário considerado o maior especialista em produtividade no Brasil. Nesse livro, os autores falam sobre como o dinheiro está muito longe de ser tudo na vida, e que para tê-lo não é preciso abrir mão das coisas que te fazem feliz. Afinal, é tudo uma questão de equilíbrio, e para isso é preciso descobrir quais hábitos estão te deixando mais pobre e em quais investir para enriquecer. Eles mostram também como algumas escolhas podem impactar a sua vida financeira e chegam, inclusive, a te mostrar por que nem sempre é preciso comprar uma casa própria correndo, por mais que esse seja o seu sonho.

4. Pai Rico, Pai Pobre

Vamos ao primeiro livro de um autor não brasileiro na lista. Neste best seller mundial, Robert T. Kiyosaki ensina o básico sobre educação financeira, o que é ótimo para leigos. Mas atenção: por se tratar de uma obra escrita por um estadunidense alguns exemplos podem mostrar realidades bem diferentes da brasileira. Por isso, é preciso ter um pouco de atenção, mas ainda assim é uma obra que vale a pena ter na estante.

5. O Homem Mais Rico da Babilônia

Agora vamos ainda mais longe, já que esse livro é uma compilação de parábolas que começaram a ser escritas por George S. Clason em 1926! E mais: as dicas são baseadas no segredo do sucesso dos antigos babilônios, civilização que prosperou por mais de mil anos. Entre tiradas famosas desse clássico da literatura temos afirmações como "De cada dez moedas que ganhar, gaste apenas nove" e "Cuide de sua velhice e de sua família fazendo planos de proteção financeira para o futuro". Então não se deixe enganar pelos quase 100 anos de sua publicação, porque ele ainda assim pode se provar muito atual.

6. Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho

E já que até agora a ideia era aprender a poupar, fica a dúvida: onde investir? Neste caso, a dica é dar uma chance ao livro "Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho", de Thiago Nigro. Nele, o autor - que é dono do canal "O Primo Rico" - fala sobre os três pilares para atingir a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Se a parte do "investir" parecer complicada a nossa sugestão é dar uma olhada tanto no canal do Thiago quanto no da Nathalia Arcuri. Assim, você aprende o básico e passa a fazer o dinheiro se multiplicar pra você com bons investimentos. Vai com tudo nessa leitura sem medo de ser feliz!

Matérias: Economia do lar

Ver mais