Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 dicas de economia doméstica que todos os donos de casa deveriam saber
Meu Lar 13/03/2019

4 dicas de economia doméstica que todos os donos de casa deveriam saber

Organizar as finanças, fazer faxina, compras de mercado, pagar as contas e ainda encontrar tempo para outras tarefas do dia a dia. A vida de donos de casa definitivamente não é nada fácil, né? São muitas responsabilidades e afazeres dos quais é preciso dar conta. Então, para amenizar esse caos e facilitar a sua vida, nós separamos 4 dicas importantes que auxiliam muito nos cuidados diários com a casa. Confira!

1. Organize as finanças em planilhas ou cadernos de anotações

Uma das coisas mais importantes – e que todo dono de casa precisa saber – é que as finanças devem estar devidamente anotadas e organizadas. O ideal é que você faça uma anotação completa com todos os seus ganhos e gastos mensais.

Você vai precisar anotar: a renda mensal da casa, os gastos com luz, água, internet e até mesmo despesas extras (academia, algum curso que você esteja fazendo e outros gastos). Para isso, o mais indicado é usar planilhas online ou aplicativos, que ajudam a manter tudo bem organizado e acessível. Quando temos o hábito de anotar todos os gastos, fica muito mais fácil controlar o dinheiro. Além disso, se você quer fazer uma reserva financeira (aquele dinheirinho guardado para emergências) essa deve ser a primeira etapa!

2. Faça listas para as compras

Além de gerenciar os gastos com as contas da casa, o ideal é que você também tenha um controle de tudo que é comprado no supermercado. Por isso, nada melhor que fazer listas de compras completas – basta anotar os produtos exatos que você pretende comprar e, ao lado, a quantidade certa (exemplo: 3 sacos de feijão, 2 de açúcar, uma dúzia de ovos e por aí vai). Com o tempo, você já vai saber qual é a quantidade ideal de cada produto por mês, evitando desperdícios e gastos desnecessários. Só não se esqueça de verificar a validade dos itens antes de comprar, ok? Além disso, para quem quer economizar, a principal dica é pesquisar os preços sempre que possível.

3. Monte uma rotina de faxina

Organização é a resposta para quase tudo na vida – principalmente nos cuidados com a casa! Então, para manter os cômodos sempre limpos, você vai precisar montar uma rotina de faxina que seja prática e estratégica. Neste caso, o ideal é criar uma tabelinha com os dias da semana, dividindo as tarefas com base neles. Você pode lavar o banheiro num dia, a cozinha no outro e assim por diante. A dica é montar essa “tabela da faxina” de forma estratégica, de modo que ela fique adequada aos seus horários.

4. Tenha controle com os gastos de energia

Outro ponto que faz muita diferença para a economia da casa é controle dos gastos com energia. Por isso, é importante que você fique atento no dia a dia: desligue sempre os ventiladores e ares-condicionados, não esqueça as luzes ligadas e, de preferência, tire alguns aparelhos da tomada (como o micro-ondas, computadores, notebooks e até mesmo monitores de TV). Seguir essa dica é praticamente algo obrigatório para quem quer economizar na conta do fim do mês.

Veja mais