Alimentação

5 alimentos que dão energia e tiram o sono

Entre os  alimentos que dão energia , destaca-se o chocolate, que contém feniletilamina e cafeína, duas substâncias que despertam a mente
Entre os alimentos que dão energia , destaca-se o chocolate, que contém feniletilamina e cafeína, duas substâncias que despertam a mente

Você sabia que existem alimentos que dão energia, despertam a mente, o corpo e ajudam a afastar o sono? Ao incluir alguns ingredientes na dieta, como o café, é possível melhorar significativamente a disposição para realizar as atividades diárias. Aqui, nós preparamos uma matéria com uma lista de alimentos que tiram o sono e podem ser consumidos em diferentes momentos do dia.

1. Café tem cafeína, niacina e outros compostos que afastam o sono

Considerado um excelente alimento para tirar o sono, o café se destaca por ter várias substâncias que aumentam a energia, como a cafeína, compostos alcalóides e outros encontrados em vitaminas do complexo B (niacina, trigonelina, quinídeos e melanoidinas). Na prática, essas substâncias criam uma espécie de estado de alerta e melhoram bastante a capacidade de concentração e raciocínio.

2. Chocolate tem teobromina, cafeína e outras substâncias que concedem energia

Comer um pedaço de chocolate (de preferência, o meio amargo) de sobremesa também pode ajudar a dar mais energia para o corpo. Isso porque o alimento contém o composto teobromina, um tipo de estimulante natural que apresenta ação semelhante à da cafeína. Além disso, por conta do cacau, o chocolate possui feniletilamina e cafeína, duas substâncias que ajudam a dar um up no funcionamento do organismo.

3. Mel é um adoçante natural fonte de glicose, frutose e nutrientes que aumenta a energia

Que tal adoçar sucos, cafés, chás, incrementar saladas de frutas e outras receitas com mel? Esse ingrediente natural é ótimo para substituir o açúcar, fornece glicose, frutose, vitaminas e minerais que ajudam a aumentar a energia do corpo de forma praticamente imediata. Vale destacar que esse tipo de adoçante também é ótimo para tratar inflamação de garganta e problemas nas vias respiratórias.

4 Ovo é rico em nutrientes e serve de base para a alimentação diária

Cozido, frito, mexido, assado… O ovo é um alimento que rende diferentes preparos e pode ser incluído em todas as refeições do dia. A melhor parte é que ele é considerado bem completo em termos nutricionais - fornece proteínas, vitaminas, minerais e outras substâncias que concedem saciedade e ajudam a dar energia por um tempo prolongado. Por isso, inclusive, o ovo é muito indicado para a dieta de quem pratica exercício físico de forma regular.

5. Castanhas e mix de nuts têm muitos nutrientes e garantem saciedade

Além de ser um lanche bem prático de levar na bolsa, o mix de nuts (composto por castanhas e outras oleaginosas) tem um alto valor nutritivo - é fonte de antioxidantes, gorduras boas, vitaminas e minerais que são indispensáveis para dar mais energia para o corpo e ativar a mente. Uma boa dica é sempre andar com um mix de nuts para matar a fome em momentos necessários.

Outros alimentos que dão energia: guaraná natural, melado, banana, mamão, melancia e goiaba (frutas com carotenoides).

Matérias: Alimentação

Ver mais