Alimentação

Como substituir o açúcar sem deixar de adoçar as receitas

Para substituir o açúcar com mais frequência, uma boa dica é usar melado de cana para adoçar chás e cafés
Para substituir o açúcar com mais frequência, uma boa dica é usar melado de cana para adoçar chás e cafés

Quem disse que na hora de adoçar sucos, cafés, chás e diferentes bebidas é necessário sempre usar açúcar refinado? Muita gente acaba esquecendo, mas existem outros ingredientes que funcionam como adoçantes naturais e podem muito bem substituir o açúcar refinado em diferentes receitas. Então, caso o seu objetivo seja variar no preparo de doces, nós separamos dicas de como substituir o açúcar no dia a dia. Dá uma olhada!

Utilize mel no preparo de chás e vitaminas ou para incrementar saladas de frutas

Quando se trata de preparar bebidas caseiras, como chás e vitaminas de frutas, você pode muito bem usar o mel para adoçar e dar um toque de sabor a mais. Ele é um produto natural produzido a partir do néctar das abelhas e, por isso, acaba sendo uma escolha mais nutritiva que o açúcar comum. Uma dica interessante para quem quer passar a consumir mais esse ingrediente e usá-lo para cobrir saladas de frutas - fica uma delícia!

Melado de cana é ótimo para preparar bolos, brownies e receitas de sobremesas

Feito a partir do cozimento do caldo de cana ou do derretimento da rapadura, o melado de cana nada mais é que uma calda espessa e saborosa: ele pode ser usado como adoçante natural em diferentes receitas. Ao contrário do açúcar refinado (que é muito pobre em nutrientes), o melado tem muito a acrescentar à alimentação, pois é fonte de minerais importantes. A melhor parte é que você pode fazer receitas de brownies, bolos, pudins, mousses, cookies e até mesmo molhos para carnes usando melado de cana. Além disso, ele pode ser consumido por veganos - ao contrário do mel - já que não é um produto de origem animal. Interessante, né?

Estévia é um adoçante natural ótimo para adoçar sucos, cafés e outras bebidas

Extraída da planta stevia rebaudiana berton (nativa da América do Sul), a estévia é um tipo de adoçante natural muito indicado para substituir o açúcar em sucos, vitaminas, chás, cafés e até mesmo no preparo de bolos e cookies. Além de ser pouco calórica, a estévia tem um potencial adoçante superior ao do açúcar - ou seja, é muito indicada para quem gosta de receitas realmente doces.

Xilitol é obtido das fibras de vegetais e funciona como adoçante natural

Assim como a stévia, o xilitol é um tipo de adoçante natural que pode muito bem substituir o açúcar em diferentes receitas. Para quem não sabe, ele é obtido a partir das fibras de alguns vegetais (como milho e ameixa) e, por isso, acaba sendo uma escolha mais interessante em termos nutricionais. O xilitol também tem um forte potencial adoçante e, geralmente, é indicado para substituir o açúcar no preparo de bolos, pudins, sucos ou cafés.

Aproveite o açúcar natural das frutas nas receitas

Você sabia que receitas com frutas muitas vezes dispensam o uso de açúcar? Vitaminas de banana, maçã, mamão, e doces como mousses ou saladas de frutas não precisam de mel ou açúcar refinado, por exemplo. Afinal, as frutas já contêm frutose - um tipo de açúcar natural que, inclusive, faz bem para a saúde. Fica a dica!

Matérias: Alimentação

Ver mais