Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 dicas para cuidar do pet de forma mais sustentável
Pet Care 09/12/2019

4 dicas para cuidar do pet de forma mais sustentável

Cada vez mais pessoas estão preocupadas em ter um estilo de vida mais sustentável. Mas essa mudança não deve ser associada somente a novos hábitos alimentares ou a novas formas de consumo próprias, em circunstâncias ligadas diretamente ao indivíduo. Por exemplo, criar o seu animal de estimação de maneira mais sustentável também é uma forma de preservar a natureza, a vida humana e todos os aspectos que a sustentabilidade envolve. E foi pensando justamente nisso que nós separamos 4 dicas supersimples para você aderir o seu pet à essa corrente! Dá uma olhada:

1. Fazer brinquedos caseiros para o seu animal ajuda a preservar o meio ambiente

Uma das características mais incríveis dos pets é que eles se divertem com coisas simples. Você pode dar um brinquedo super caro, como pode reaproveitar algumas peças da casa e fazer um novo brinquedo caseiro: ele com certeza irá gostar dos dois igualmente!

Então, que tal pegar uma camisa antiga ou um algum tecido que você tenha na sua casa, e fazer uma bola com rabicho? Ou até mesmo construir um cabo de guerra? Somente com restos de corda ou tecido já dá para fazer esses dois itens super divertidos para o seu gato e para o seu cachorro. Também é válido criar novos brinquedos com garrafas pets, rodas de pneu de bicicletas (ainda mais as de crianças, que são menorzinhas) e rolo de papelão. Dá para economizar e ser sustentável ao mesmo tempo, basta ter criatividade!

2. Troque os potes de comida de plástico pelos de alumínio

Não tinha como não ter plásticos na lista, né? Esse é inegavelmente um dos materiais que a gente mais consome e, infelizmente, um dos que mais poluem o meio ambiente. E os utensílios do seu pet também estão inclusos nessa lista! Então chega de dar esse mole né?

As vasilhas de alumínio são mais sustentáveis, duradouras e ainda permitem, por exemplo, que a temperatura da água do seu animal se mantenha constante por mais tempo. É um investimento único! Você dificilmente vai ter que comprar uma nova num curto período de tempo.

3. Leve o seu cão para passear com um saquinho biodegradável

Que tal abrir mão dos plásticos também na hora do passeio? Além de separar o lixo corretamente, trocar as tradicionais sacolas plásticas por um refil de saquinho de recolher fezes biodegradável é um grande avanço para a sustentabilidade! E, apesar desse item ainda ser um pouco difícil de encontrar nos pet shops ou nos mercadinhos, você também pode optar por reutilizar os sacos do pão francês do café da manhã, por exemplo.

Dica bônus: Sempre opte por comprar a versão refil dos produtos e nunca avulsa! Isso reduz consideravelmente o acúmulo de lixo na natureza.

4. Atente-se aos produtos de higiene do seu melhor amigo

Dê preferência aos shampoos, condicionadores e sabonetes que apresentam somente ingredientes naturais em sua fórmula. Eles são sustentáveis, se decompõem mais facilmente no meio ambiente e ainda fazem bem para a pele do seu animal – ou seja, nada daquelas substâncias químicas que podem deixar o seu gatinho alérgico ou fazer mal para a pele do seu cachorro. Viu só? Há várias formas de incluir o seu pet ao novo estilo de vida!

Veja mais