Economia do lar

Sustentabilidade e economia de mãos dadas! Saiba como poupar sem agredir o meio ambiente

Apostar na reciclagem é uma das dicas para economizar e favorecer o meio ambiente
Apostar na reciclagem é uma das dicas para economizar e favorecer o meio ambiente

Já pensou em economizar e, ao mesmo tempo, fazer bem para o meio ambiente? Pois é, isso é possível! Seguindo algumas medidas específicas no seu dia a dia, dá para aliar sustentabilidade e economia sem precisar quebrar a cabeça. Não tem ideia de como começar? Calma, a gente te ajuda! Confira nossas dicas para aliar o melhor dos dois mundos sem dificuldades: 

Que tal um reservatório para aproveitar a água da chuva?

Uma dica para ser sustentável e economizar é reaproveitar a água da chuva. Calma, você não vai precisar sair colocando potinhos pelo quintal para conseguir essa proeza: a dica é conversar com um arquiteto para que ele elabore um projeto em que seja possível planejar um sistema de reutilização.

Feito isso, o líquido pode ser usado para descarga ou para regar o jardim, por exemplo. Parece pouco, mas você já vai economizar bastante água com algumas tarefas do seu dia a dia. 

Use a luz natural como sua aliada

Que tal apostar em janelas maiores em todos os cômodos da casa para não precisar usar a luz elétrica durante o dia e economizar? Assim, além de iluminar o ambiente, você também consegue melhorar a temperatura nos dias mais quentes - ou seja, garantir um local mais fresco sem que seja preciso ligar ventilador ou ar-condicionado sem tanta necessidade.

Aposte em reciclagem e separe seu lixo 

Outro modo de aliar economia e sustentabilidade é através da reciclagem. Em vez de jogar papeis, garrafas PET e outros utensílios que podem ser reciclados no lixo, a dica é aproveitar para fazer novas criações e dar um tapa no visual da casa com eles. Você pode usar jornal para fazer uma colagem e revestir aquela sua mesa que já está envelhecida, por exemplo - além de usar garrafinhas de plástico e caixa de leite para fazer uma espécie de porta-trecos criativo e personalizado. Enfim, o céu é o limite e a criatividade é toda sua!

Quando não tiver jeito e precisar jogar algo fora, não deixe de separar o lixo entre orgânicos e recicláveis para facilitar o trabalho dos lixeiros e contribuir para a redução da degradação ambiental. 

Tenha um consumo consciente

Além de seguir todas essas dicas, também é muito importante fazer uma reflexão sobre o seu consumo. Pense nas folhas de papel que você usa, se realmente são necessárias ou se dá para aproveitar o verso de uma já usada, por exemplo. Procure viver com menos e reutilizar o que já tem em vez de estar sempre comprando - tanto pelo benefício dos recursos naturais quanto para a felicidade do seu bolso. E, para finalizar, procure conscientizar sua família e amigos a seguirem o mesmo caminho e fazerem o mesmo. 

Matérias: Economia do lar

Ver mais